Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaEUA oferecem lanchas de patrulha naval a Cabo Verde

EUA oferecem lanchas de patrulha naval a Cabo Verde

Partilha

Os equipamentos foram entregues esta sexta-feira no Porto da Praia, num evento que contou com a presença do embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Donald Heflin.


África 21 Digital com Inforpress


Foto: Inforpress


Os Estados Unidos da América (EUA) ofereceram vários equipamentos de patrulhamento marítimo orçados em 750 mil dólares ao Governo de Cabo Verde, entre eles cinco lanchas de patrulha naval.

Os equipamentos foram entregues esta sexta-feira no Porto da Praia, num evento que contou com a presença do embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Donald Heflin, do ministro da Administração Interna, Paulo Rocha e do director nacional da Polícia Nacional (PN), Emanuel Estaline Moreno.

Na ocasião o governante cabo-verdiano agradeceu o diplomata norte-americano por esta iniciativa, realçando que os EUA é um parceiro de há muitos anos e deste a primeira hora tem dado um contributo substancial na luta contra o tráfico de droga e da pesca ilegal.

“Essas embarcações terão muito valia, sobretudo no desafio permanente da segurança que é o activo mais importante para se alcançar o tão desejado desenvolvimento económico e não só”, assegurou sublinhando que face às ameaças permanentes a nível de tráficos de drogas, pesca ilegal, Cabo Verde precisa de uma alta capacidade de projecção para o mar, mas também de meios operacionais adequados.

Por seu turno, o diplomata norte-americano, Donald Heflin, assegurou que para alem desses equipamentos, os EUA vão disponibilizar ainda nos próximos dois anos técnicos especializados nesta área para ministrar formações para profissionais cabo-verdianos.

Entretanto adiantou que os materiais oferecidos estão avaliados em 750 mil dólares e que nos próximos dois anos serão entregues mais 10 embarcações de patrulha naval.

Luta contra o tráfico de droga e pesca ilegal

Donald Heflin afirmou que esta oferta demonstra o engajamento e compromisso do seu país na luta contra as ameaças de tráfico de drogas, piratas, contrabando e pesca ilegal na qual Cabo Verde tem sido alvo.

“A vossa força de segurança tem uma tarefa muito difícil que é proteger uma zona económica muito vasta, os recursos marinhos enfrentam as ameaças da pesca ilegal, os próprios pescadores e embarcações às vezes precisam de assistência”, reconheceu o embaixador.

Por outro lado, o director nacional da Polícia Nacional (PN), Emanuel Estaline Moreno admitiu que este apoio vai reforçar a capacidade da PN e Polícia Marítima que têm por missão dirigir coordenar e fiscalizar toda a actividade marítima em território nacional no que concerne à vigilância da zona marítima, patrulhamento das orlas marítimas, fiscalizar as embarcações e prestar ajuda às populações em caso de emergência.

“Nessa primeira fase as embarcações vão para as ilhas do Maio, Fogo, Sal, Boa Vista e Tarrafal de Santiago”, explicou, indicando que do rol da oferta constam ainda um conjunto de materiais e de equipamentos de suporte e manutenção a operacionalidade dos efectivos da Polícia Nacional para uso e manipulação das respectivas embarcações.

Este apoio está inserido no âmbito do projecto Comando Militar Norte-Americano para África (AFRICOM).


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital