Redes Sociais:
HomeNotíciaTurismo & ViagensSão Vicente, em Cabo Verde, vai ter hotel de 300 quartos

São Vicente, em Cabo Verde, vai ter hotel de 300 quartos

Partilha

Investimento na primeira fase da Zona do Desenvolvimento Turístico Integral de Salamansa ascende a 180 milhões de euros.


África 21 Digital com Inforpress


Foto: Inforpress


A Zona do Desenvolvimento Turístico Integral de Salamansa (São Vicente) estará infraestruturada dentro de dois anos e meio, após a conclusão da primeira fase da obra orçada em 180 milhões de euros, que inclui um hotel de 300 quartos.

Para a materialização deste projecto, o Governo e a Imobiliária Turística Salamansa – ITS rubricaram esta tarde, na Cidade da Praia, uma convenção de estabelecimento visando dar um novo impulso na qualidade de oferta turística e ambiental a São Vicente, de forma a permitir que esta ilha seja um destino turístico internacional.

O representante da ITS, Paulo Figueiredo, afiançou que a urbanização da primeira fase desta ZTS, permitirá um investimento global em infraestruturação e empreendimento turístico avaliado em 180 milhões de euros, dos quais cerca de 55 milhões para infraestruturas de rede de produção e distribuição de energia e água, de recolha de tratamento de águas residuais.

Com um plano de execução de dois anos e meio, após o lançamento da primeira pedra projectada para o primeiro semestre de 2018, prevê-se ainda a construção de uma praia artificial, a construção do Hotel Âncora, a ser explorada pela cadeia internacional Melia e financiamento de infra-estruturas sociais consideradas relevantes para a aldeia de Salamansa.

Paulo Figueiredo afirma que este projecto irá criar 2300 empregos permanentes e 700 postos de trabalhos indirectos, sendo que durante a primeira fase vai ser criado 1300 empregos e indirectos. Vai ser um hotel com maior dimensão em São Vicente e que se enquadra num projecto mais abrangente no âmbito do Plano de Ordenamento Turístico para médio e longo prazo.

Segundo o representante da ITS, as necessidades da aldeia piscatória de Salamansa foram levadas em consideração em termos de água e saneamento, tendo para o feito anunciado a construção de um dissalinizador para água e de uma ETAR para águas residuais que permite fazer a rega e o ajardinamento de toda a zona, realçando que se está neste momento na montagem final do financiamento.

Ministro da Economia felicita a iniciativa

Em representação do Governo, o ministro da Economia e Emprego rubricou a convenção de estabelecimento, tendo felicitado a iniciativa por considerar que vai ser o maior projecto até a data, pela sua dimensão, na ilha de São Vicente, convicto de que vai não só oferecer uma alternativa para acompanhar a dinâmica do turismo na ilha, mas também para colmatar o défice das ofertas hoteleiras por altura de grandes eventos.

José Gonçalves avançou que a infraestrutura “estruturante” vai ser muito importante na criação de postos de trabalho e que os moradores de Salamansa serão os primeiros beneficiários, mas que toda a cidade do Mindelo vai ganhar, sobretudo com a melhoria da estrada de ligação que irá abrir as portas de trabalho a muitas pessoas.

O Governo tinha ainda programado para esta tarde uma outra Convenção de Estabelecimento, com a TRG – Resort Imobiliária, visando a implementação de um projecto de construção do Hotel Hilton Praia, categoria de cinco estrelas na ilha de Santiago e a ser gerido pela cadeia hoteleira Hilton Wordwide, mas a convenção foi adiada, alegadamente por dificuldade dos representantes se deslocarem à Cidade da Praia.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital