Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosChina financia construção de aeroporto em Moçambique e transportes públicos

China financia construção de aeroporto em Moçambique e transportes públicos

Partilha


África 21 Digital


                                                                                                                                                                                                           Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Deste valor, 45 milhões de dólares vêm se juntar ao donativo de 15 milhões acordados recentemente para viabilizar o projeto de construção do aeroporto de Xai-xai e os restantes 7.4 milhões deverão ser aplicados na aquisição de viaturas para o transporte público, informa hoje o Jornal de Notícias.

Para efetivação dos projetos, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e o embaixador da China no país, Su Jian, assinaram três instrumentos de cooperação que incluem investimentos para a provisão de serviços de televisão por satélite em 500 aldeias.

Na próxima semana, os dois países vão realizar a cerimónia de entrega e inauguração de um bloco de Pediatria do Hospital Central da Beira, em Sofala, bem como de um donativo de sete mil toneladas de arroz, tecidos e panos para a produção de uniforme policial.

Oldemiro Baloi disse, na ocasião, que o futuro aeroporto de Xai-Xai  colocará a província de Gaza no circuito das ligações aeroportuárias do país, permitindo não só a mobilidade de pessoas e bens, como também, servir como alternativa ou uma das plataformas de resposta às situações de emergência ou catástrofes naturais.

 

“A China continuará a explorar o modelo de cooperação adequado à realidade moçambicana, concentrar nas áreas de modernização agrícola, cooperação da capacidade produtiva e o desenvolvimento de zonas económicas e comercial e aperfeiçoar a construção de infra-estruturas”, disse, na ocasião, o embaixador chinês em Maputo.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital