Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosFMI conclui visita a Moçambique

FMI conclui visita a Moçambique

Partilha

O Fundo Monetário Internacional (FMI) termina hoje uma missão de 13 dias a Moçambique destinada a analisar a evolução da economia do país.


África 21 Digital com agências


A visita decorreu ao abrigo do artigo IV dos estatutos do fundo, que prevê este tipo de consultas com os países membros, e deve dar origem a um relatório, o mais tardar, no início de 2018, segundo as previsões do próprio FMI.

O seguimento a dar ao caso das dívidas ocultas do Estado fez também parte da agenda de trabalhos da missão do FMI, que deverá emitir um comunicado com as principais notas sobre a passagem por Moçambique.

O fundo tem exigido que as três firmas públicas Ematum, Proindicus e MAM revelem informação sobre o destino de dois mil milhões de dólares e que ao mesmo tempo sejam apuradas responsabilidades.

Até ao momento, nem uma coisa, nem outra aconteceram.

De qualquer forma, o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse que o país precisa de voltar a ter um programa com o FMI para apoio às reformas no sector público.

A retomada de um programa não fazia parte do leque de assuntos sobre a mesa na visita que hoje termina, mas as conclusões da mesma podem mostrar qual o ponto de situação na caminhada até lá. Lusa/Angop


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital