Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosConstrução em Cabo Verde cresceu 5,9% no terceiro trimestre

Construção em Cabo Verde cresceu 5,9% no terceiro trimestre

Partilha

 

No terceiro trimestre de 2017 o aumento da produção na construção civil foi justificado com o aumento da produção de “materiais de base”, como o cimento e o ferro.


África 21 Digital com Inforpress


Foto: Inforpress

A produção na construção civil aumentou em 5,9%, em Cabo Verde, no terceiro trimestre de 2017, valor inferior em 4,7 pontos percentuais ao registo do trimestre anterior, revela o Instituto Nacional da Estatística (INE).

No terceiro trimestre de 2017 o aumento da produção na construção civil foi justificado com o aumento da produção de “materiais de base”, como o cimento e o ferro, mas também de materiais de pintura (tinta de água, tinta de óleo e massa de barracão).

Foram esses os grupos de materiais que contribuíram para o aumento da produção na construção civil no país durante o período em causa, acréscimo, entretanto, atenuado pela “descida” verificada nos materiais de revestimento (mosaico, mármore e granito) que impediu que esse aumento fosse maior, segundo uma nota do INE.

O índice de produção dos materiais de base fixou-se, no terceiro trimestre deste ano, em 85%, registando-se um aumento de 5,8% relativamente ao trimestre anterior, enquanto que o índice de produção dos materiais de revestimento situou-se em cerca de 118%, registando-se um decréscimo de 3,8%, relativamente ao segundo trimestre.

Em termos homólogos, o aumento de produção de maior relevância foi registado nos grupos de materiais de electricidade (28,1%), instalação e canalização sanitária (25,9%) e esquadria (alumínio), em 25,5%.

O aumento de menor relevância ocorreu na produção de materiais de revestimento (0.3%).

Ainda no período em análise, o índice de produção dos materiais de pintura fixou-se em 216,4%, tendo conhecido um aumento de 15,2%, em relação ao trimestre homólogo.

A produção dos materiais de base fixou-se em 85%, com um acréscimo de 3,7%, quanto ao trimestre homólogo.

O Inquérito sobre o índice de produção na construção civil (IPCC) é uma investigação estatística periódica que se realiza com o propósito de avaliar e analisar a evolução das principais variáveis económicas das empresas que se dedicam a actividades de construção.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital