Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPartido no poder na África do Sul escolhe novo líder

Partido no poder na África do Sul escolhe novo líder

Partilha

Milhares de delegados do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder na África do Sul, começaram hoje a votar para escolher um novo líder.


África 21 Digital com agência


“As nossas desculpas… A decisão foi cancelada e a votação irá realizar-se agora”, anunciou o partido, num comunicado divulgado hoje à noite.

O anúncio do novo líder do partido estava previsto para hoje, mas foi adiado durante a tarde devido a atrasos no processo de comprovação das credenciais dos delegados.

O processo de votação para determinar o sucessor de Jacob Zuma tem como principais candidatos o atual vice-presidente, Cyril Ramaphosa, e a ex-presidente da União Africana e ex-mulher do presidente, Nkosazana Dlamini-Zuma.

O vencedor poderá tornar-se o próximo chefe de Estado sul-africano em 2019.

O ANC – no poder na África do Sul desde o final do regime de segregação do ‘apartheid’ e da chegada ao poder de Nelson Mandela nas primeiras eleições livres da história do país, em 1994 – está reunido em congresso desde sábado, em Joanesburgo, para eleger um novo líder.

O partido está atualmente em declínio, enfraquecido por uma crise económica persistente no país, caracterizada por uma taxa de desemprego recorde de 27% e as múltiplas acusações de corrupção contra Jacob Zuma.

No ano passado, o ANC sofreu um significativo fracasso eleitoral com a perda do controlo de cidades como Joanesburgo e Pretória, estimando-se que possa perder em 2019 a sua maioria absoluta.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital