Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaVice-presidente dos EUA adia visita ao Médio Oriente para janeiro

Vice-presidente dos EUA adia visita ao Médio Oriente para janeiro

Partilha

O vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, adiou a viagem ao Médio Oriente que devia começar nesta terça-feira (19), anunciou a Casa Branca.


África 21 Digital com agências


Cairo seria uma das capitais a visitar                                                      Foto: Banco Mundial / Dominic Chavez

A viagem, a Jerusalém e ao Cairo, tem sido motivo de controvérsia e surge numa altura de tensão na região, depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter reconhecido Jerusalém como capital de Israel, indo contra o consenso internacional de que a decisão sobre Jerusalém devia ser tomada entre israelenses e palestinianos, que também reivindicam a cidade como sua capital.

A viagem foi adiada para meados de janeiro, para permitir que Mike Pence esteja presente numa votação considerada decisiva no Senado sobre reforma tributária, segundo fonte da Casa Branca.

Os republicanos têm uma pequena maioria no Senado, 52 de 100 assentos, mas em caso de empate o vice-Presidente pode ter um papel importante.

A votação deve acontecer na noite de terça-feira ou na quarta-feira de manhã.

Segundo fonte da Casa Branca, o adiamento não tem relação com a violência e fortes tensões diplomáticas decorrentes da decisão controversa de Trump declarar Jerusalém como capital de Israel.

O Presidente palestino, Mahmoud Abbas, cancelou a reunião que tinha marcada com Pence, afirmando que os Estados Unidos já não têm um papel a desempenhar no processo de paz entre israelenses e palestinianos. Lusa


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital