Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaNovo presidente do Zimbabwe faz mudanças nos comandos das Forças Armadas e Polícia

Novo presidente do Zimbabwe faz mudanças nos comandos das Forças Armadas e Polícia

Partilha

África 21 Digital com agências


                        Emmerson Mnangagwa, presidente do Zimbabwe                            Foto: Angop/Arq

O presidente zimbabweano propôs, segunda-feira (18), a retirada do serviço militar ativo de Constantino Chiwenga, comandante-geral das Forças de Defesa (ZDF), e do comissário- geral da Polícia, general Augustine Chihuri, informa a Prensa Latina.

Chiwenga comandou as ZDF desde 2003 e liderou o controlo militar do Zimbabwe em Novembro passado, que culminou com a renúncia do então Presidente Robert Mugabe e a ascensão de Mnangagwa como chefe de Estado.

Chihuri que ocupava o cargo de comissário-geral da Polícia desde 2008, será substituído interinamente pelo vice-comissário geral Godwin Matanga.

Já o tenente general Philip Sibanda, que assume o posto de comandante das Forças de Defesa, foi promovido a general.

Na Força Aérea, o vice-marechal Elson Mayo foi promovido ao grau de marechal e nomeado para dirigir o seu comando, em substituição de Perrance Shiri, que se retira com o grau de marechal de aviação na  reserva, para ocupar o cargo de ministro da Terra, Agricultura e Reassentamento Rural.

Outro ministro, Sibusiso Moyo, foi promovido para o grau de tenente general na reserva e indicado para a pasta das Relações Exteriores e Comércio Internacional, enquanto que o major general Engelbert Rugege, promovido a tenente general na reserva, assumirá o posto de comissário político do Partido União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótico (ZANU-PF).

Segundo o porta-voz governamental, o Presidente também promoveu a brigadeiros David Sigauke, John Chris Mupande, Paul Chima e Hlanganani Dube.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital