Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaFrança pressiona líder militar líbio a aceitar processo de paz das Nações Unidas

França pressiona líder militar líbio a aceitar processo de paz das Nações Unidas

Partilha

A França apelou na quinta-feira ao chefe do Exército líbio, o marechal Khalifa Haftar,  a “respeitar o processo de paz” na Líbia, patrocinado pelas Nações Unidas e destinado a restaurar a estabilidade no país.


África 21 Digital com Panapress


O apelo de França surgiu depois de o marechal Haftar ter anunciado a 17 de dezembro o fim da validade do Acordo Político de Skhirat (assinado na mesma data em 2015) e as instituições dele decorrentes, em particular o Governo de Unidade Nacional, reconhecido pela comunidade internacional.

“Eu disse que não há alternativa ao plano das Nações Unidas perante você … você deve  colocar-se ao serviço do país “, afirmou quinta-feira o ministro francês dos Negócios estrangeiros, Jean-Yves Le Drian,  numa declaração à imprensa, depois do seu encontro com o marechal Khalifa Haftar na sede do Comando Geral na zona de al-Rajma em Benghazi (nordeste).

O chefe da diplomacia francesa chegou ao aeroporto internacional de Benina, em Benghazi quinta-feira última, proveniente da cidade capital líbia, Tripoli, onde foi acolhido pelo chefe de Estado-Maior da força aérea líbia, o brigadeiro Saqr al-Jarouchi.

Jean-Yves Le Drian chegou no mesmo dia de manhã a Trípoli, onde foi recebido em audiência pelo presidente do Conselho Presidencial do Governo de Unidade Nacional, Fayez al-Sarraj.

Apelou aos Líbios, durante uma conferência de imprensa, para acelerarem a organização das eleições.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital