Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosProvíncia do norte de Angola regista mais de 270 mil casos de malária de janeiro a novembro

Província do norte de Angola regista mais de 270 mil casos de malária de janeiro a novembro

Partilha

Quase 276  mil casos de malária foram registados de Janeiro a Novembro na província do Uíge, região norte de Angola, anunciou o supervisor provincial do Programa de Combate à Malária, Manuel Messo. As autoridades sanitárias registaram a morte de mais de 700 pessoas, na sua maioria crianças.


Foto: BM/Arq

A informação foi dada durante a visita que a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, efetuou à província do Uíge, tendo referido que no período em referência foram registadas mais de 700 mortes, na sua maioria de crianças.

Manuel Messo disse ainda que o número de casos vai subir devido ao surto de malária que está a assolar a província.

Por seu turno, o diretor clínico do Hospital Municipal do Uíge, Zola Gangale, disse que semanalmente são atendidos mais de 600 casos, alguns exigindo transfusões de sangue urgente.

Sobre o assunto, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que a situação merece uma intervenção urgente do governo, contando com a colaboração da sociedade civil no combate à malária.

“Estamos preocupados, não só com a situação da província do Uíge, mas também de outras regiões do país onde a malária está a atingir proporções alarmantes”, frisou a governante.

 


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Último Comentário

  • Boa tarde para todo pessoal do ministério da Saúde, E em Particular a Dr.Sílvia Lutucuta me Chamo simão vivo em CABINDA, A minha questão é seguinte e está mais para um pedido, Na minha próvincia os médicos recusam-se a receber doadores com tatuagens por favor em fico em dúvida, será que as tatuagens impedem as máquinas de detectar algum víros? Eu acho que a pessoa com tatuagem pode doar sim desde que o sangue seja testado antes e se não tiver doença. sinceramente estamos a morrer por causa de algo que não tem cabimento, eu mesmo já presenciei morte de mais de quatro pessoas por causa disto e se estou fazendo isso hoje é porque acabo de sair do hospital provincial de Cabinda e a vi a enfermeira chefe proibindo as colegas de receberem doadores com brincos ou pircing, meu Deus vamos morrer todos, Existem molheres doadores e elas usam brincos. por favor façam alguma coisa. Se o vosso propósito é salvar vidas Cancelam esta ordem ou regra, porque isso só acontesse em angola.

África 21 Digital