Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosCabo Verde inaugura fábrica de azulejos a partir de reciclagem de plásticos

Cabo Verde inaugura fábrica de azulejos a partir de reciclagem de plásticos

Uma unidade de produção de azulejos, a partir de reciclagem de plásticos, já labora na localidade de Penedo de Janela, no município do Paul, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão.


África 21 Digital com Panapress


Porto Novo  , ilha de Santo Antão                                                                                                                      Foto:UCCLA

Trata-se de uma iniciativa da Fundação dos Amigos do Paul, na Holanda, que deverá ser alargada a outras ilhas de Cabo Verde, a começar por Santiago, onde há muito mais material reciclável.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), a presidente dessa Organização não Governamental, Maria Teresa Segredo, realçou a importância desse projeto do ponto de vista ambiental, mas também económico, já que vai dinamizar a economia e gerar muitos empregos.

“Vamos recolher todo o tipo de plástico e limpar Cabo Verde”, sublinhou Maria Teresa Segredo, considerando essa, também, uma forma de dar trabalho aos jovens que, atualmente, estão no desemprego.

Ela recordou que projetos idênticos já foram materializados, com sucesso, em vários países africanos, pelo que a Fundação dos Amigos do Paul na Holanda acredita que o que está ser implementado no Paul, que envolve ainda algumas outras associações ligadas ao ambiente em Cabo Verde, “tem tudo para dar certo”.

Esta primeira unidade de produção de azulejos, a partir de reciclagem de plásticos, que representa um investimento à volta dos quatro milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 37 mil euros), foi financiado pela Cooperação Holandesa, através da Universidade Tu Delf, em Roterdão.

Em Santo Antão, a Fundação dos Amigos do Paul na Holanda tem estado a implementar outros projectos sociais, com destaque para a criação de um lar de idosos, um centro de emergência infantil e centro de formação profissional para os jovens, todos no município paulense.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário