Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaONU reafirma respeito pela soberania dos líbios na escolha de candidatos às eleições

ONU reafirma respeito pela soberania dos líbios na escolha de candidatos às eleições

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) reafirmou o compromisso das Nações Unidas de respeitar a soberania do povo líbio e o seu direito de escolher os seus candidatos às próximas eleições no país.


África 21 Digital com Panapress


Num comunicado divulgado na sexta-feira, a UNSMIL lembra que a ONU respeita a soberania dos seus Estados-membros, em geral, sem qualquer tipo de ingerência e que a participação nas eleições “é um assunto interno a ser regulado pela lei eleitoral vigente”.

“O povo líbio decide através das suas instituições constitucionais e legislativas o candidato a um cargo de soberania”, refere a UNSMIL, observando que a sua missão se limita a prestar o apoio necessário para garantir um processo judicioso e credível.

Segundo o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Ghassan Salamé, a maioria dos políticos “não quer eleições”, sublinhando que os  escrutínios municipais, presidenciais e parlamentares  estão programados para 2018 próximo e que a última resolução do Conselho de Segurança na matéria “é clara sobre a necessidade da sua organização”.

Numa entrevista publicada quinta-feira pelo jornal saudita “Al Hayat”, Salamé considera que  “a data das eleições será determinada pela criação das condições no terreno, enquanto que, tecnicamente, a situação exige “que haja um número suficiente de eleitores registados”.

Por outro lado, ele recomendou a cultura do diálogo e o  respeito pelos outros, assim como pediu que as suas declarações sejam lidas “cuidadosamente antes de comentar positivae ou negativamente essas informações”.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário