África 21 Digital com STP Press


A China é sempre um parceiro mais confiável e ideal para São Tomé e Príncipe, disse o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, tendo sublinhado que “ vamos ajudar a diversificação económica de São-Tomé e Príncipe”, tendo citado a possibilidade de investimento chinês em “grandes projetos infraestruturais” são-tomenses, nomeadamente o porto em águas profundas, a extensão do aeroporto e centrais de energia elétrica.

“ Em relação à extensão e atualização do aeroporto internacional de STP, a China está a fazer estudo de viabilidade para uma discussão bem profunda desse projeto” disse Wang Yi, que falou ainda do projeto relativo a construção de um porto em águas profundas, bem como a instalação de centrais de eletricidade no arquipélago.

O governante chinês anunciou para “breve” a execução das obras de “reabilitação rodoviária e de drenagem” na base de um pré-acordo já estabelecido, bem como a continuidade e reforço de cooperação técnica nas áreas de energia, agricultura, saúde, pescas, combate ao paludismo, e turismo.

Na ocasião, o chefe da diplomacia de Pequim lembrou que o seu país “está a enviar vários grupos turísticos chineses para efetuarem visitas turísticas a SãoTomé e Príncipe”.

Na sua intervenção, o ministro são-tomense dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Urbino Botelho, disse que “ a China é um parceiro bastante importante para a implementação da Agenda de Transformação de São Tomé e Príncipe no horizonte 2030”.

“ Vamos contar sempre com a China, de mãos dadas, nesta árdua luta pelo desenvolvimento económico, social e bem-estar do povo são-tomense” disse Botelho, tendo concluído que “ da avaliação que fizemos deste primeiro  ano da retoma de relações diplomáticas, constatamos que das ações programadas foram, na sua maioria, cumpridas e que o futuro é promissor”.