Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasAngola quer conhecer experiência cabo-verdiana na gestão do património material e imaterial

Angola quer conhecer experiência cabo-verdiana na gestão do património material e imaterial

A secretária de Estado da Cultura de Angola disse hoje (24), na Praia, que o seu país quer conhecer a experiência que Cabo Verde está a desenvolver a nível do património material, imaterial, das artes e da literatura.


África 21 Digital com Inforpress


Foto:YT/Arq

Maria Piedade de Jesus falava aos jornalistas, nesta quarta-feira (24), após ser recebida em audiência pelo ministro cabo-verdiano da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, tendo afirmado que o arquipélago está a trabalhar “muito bem” para melhorar a cultura cabo-verdiana.

A governante angolana, que integra a delegação multissectorial, chefiada pela secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, que está em Cabo Verde para uma visita de sete dias, disse que Angola quer conhecer e inteirar-se das acções que o arquipélago tem feito a nível do património material, imaterial, das artes, da literatura e dos festivais.

“Podemos apreciar que há uma série de trabalho que está a ser desenvolvido no sentido de melhorar a cultura cabo-verdiana e queremos levar esta experiência para aperfeiçoarmos aquilo que estamos a desenvolver no nosso país, para alcançamos os nossos objectivos”, precisou.

Maria Piedade de Jesus acrescentou ainda, que a ideia é “beber” da experiência também a nível da gestão participativa do sítio histórico, da política nacional da leitura e do inventário e classificação do património material.

Por seu turno, o ministro Abraão Vicente indicou que o encontro serviu para partilharem experiências, mas também apresentarem as acções e actividades realizadas, medidas, políticas e a visão cultural cabo-verdiana, planificação anual do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e opções estratégicas para o sector.

O governante cabo-verdiano assegurou que com a vasta experiência do Instituto do Património Cultural (IPC) a nível de gestão de sítios históricos, Cabo Verde está disponível para colaborar com Angola, sobretudo nas questões técnicas.

Durante a sua estada no arquipélago, a secretária de Estado da Cultura de Angola irá visitar a Cidade Velha, no município da Ribeira Grande de Santiago, e alguns sítios e monumentos históricos.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário