Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaONU reitera apelo para aplicação de acordo político na RD Congo

ONU reitera apelo para aplicação de acordo político na RD Congo

Partilha

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, reiterou o seu apelo aos atores políticos da RD Congo para trabalhar para a aplicação completa do Acordo Político de 31 de dezembro de 2016, que continua a ser a única via viável para a realização de eleições, transferência pacífica do poder e consolidação da estabilidade no país.


África 21 Digital com Panapress


Foto:ONU/Rick Bajornas

Segundo o porta-voz da Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização da RDC (MONUSCO),  Florence Marchal, o Secretário-Geral está preocupado com as vítimas  nas manifestações populares a favor da completa aplicação do Acordo.

Ele apelou às autoridades congolesas para fazer “investigações credíveis” sobre estes incidentes e levar os responsáveis à Justiça.

O responsável da organização universal exortou as forças de segurança congolesas a demonstrar moderação e a fazer respeitar os direitos do povo congolês à liberdade de expressão e de reunião pacífica, instando-os igualmente ao pleno respeito dos locais de culto.

Segundo o último balanço, diz Marchal, seis pessoas teriam sido mortas das quais duas mulheres, todas em Kinshasa, enquanto 68 outras ficaram feridas em todo o território nacional e 121 foram detidas.

A propósito destas manifestações de 21 de janeiro de 2018, Marchal indicou que a MONUSCO desdobrou equipas no terreno nas províncias e em Kinshasa a fim de observar as marchas.

Ela saudou as ações realizadas pela Polícia da MONUSCO para proteger os civis e dar assistência aos feridos.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital