Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaEnviado da ONU pede a Presidente de São Tomé que contribua para preservar a democracia

Enviado da ONU pede a Presidente de São Tomé que contribua para preservar a democracia

Partilha

O representante especial para África Central do secretário-geral das Nações Unidas, François Fall, apelou ao presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, para contribuir para preservar as “conquistas democráticas já alcançadas” pelo país.


África 21 Digital com agências


“Reiteramos ao Presidente da República a nossa confiança na sua pessoa enquanto garante da Constituição para que as conquistas democráticas deste país sejam preservadas e toda solução possa ser encontrada para manter esse equilíbrio, para preservar as conquistas democráticas, foi este apelo que nós deixamos ao senhor Presidente da República”, disse o diplomata da ONU.

François Louncény Fall reuniu-se quarta-feira com o presidente Evaristo Carvalho, depois de uma audiência demorada com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça/Tribunal Constitucional, Silva Gomes Cravid.

“Fizemos com ele (chefe de Estado) o ponto da situação sobre as várias consultas que tivemos até agora, nomeadamente com o primeiro-ministro, com o partido maioritário, com a oposição, com o Supremo Tribunal”, explicou.

“Estamos cá numa missão de bons ofícios para ajudar o povo são-tomense na sua caminhada para a democracia. São estes os esforços que temos feito e foi nesse quadro que tivemos um encontro bastante frutuoso com o Presidente da Republica”, acrescentou.

A deslocação do diplomata das Nações Unidas a São Tomé esteve inicialmente marcada para começar dia 24 deste mês, mas foi antecipada devido à “urgência da situação de crise que se vive” no país.

“Nós recebemos um convite oficial do Governo através de uma carta do ministro dos Negócios Estrangeiros, mas seguimos também a situação porque a nossa coordenadora residente fez-nos um relatório sobre a situação política”.

“Por conseguinte, foi urgente que tivéssemos vindo, essa urgência é que nos levou a antecipar a viagem”, explicou Francois Fall.

O enviado especial do secretário-geral da ONU termina esta quinta-feira a sua missão de mediação em São Tomé e Príncipe, mesmo dia em que está marcada a investidura dos novos juízes do Tribunal Constitucional, em cerimónia a decorrer na Assembleia Nacional (parlamento).

Os representantes da oposição já disseram que não estarão presentes no ato por considerarem “ilegal” a eleição dos novos juízes.

O representante do secretário-geral deverá fazer esta quinta-feira um balanço sobre a situação política do país.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital