Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosViolência desloca mais de 8 mil pessoas numa semana na RD do Congo

Violência desloca mais de 8 mil pessoas numa semana na RD do Congo

Partilha

Confrontos na província do Kivu Sul criaram mais uma onda de milhares de deslocados na RD do Congo.


África 21 Digital com ONU News


Foto: Joseph Mankamba/OCHA-DRC

Mais de 8,2 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas com o aumento das operações militares contra grupos armados Mai-Mai na província do Kivu-Sul na República Democrática do Congo, RD Congo.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) disse estar alarmada com a situação da violência no leste congolês, que leva milhares de pessoas a fugir para os vizinhos Burundi, Tanzânia e Uganda.

De acordo com a agência, mais de 7 mil pessoas atravessaram para o Burundi e outras 1,2 mil para a Tanzânia em sete dias. Os deslocados que ficaram no Kivu-Sul vivem em condições difíceis “sem abrigo ou comida”.

Outros desalojados contaram que fugiram por temer o recrutamento forçado, a violência direta e outros abusos cometidos por grupos armados. Vários outros dizem ter abandonado as suas casas pelas operações militares e pelo medo.

O Acnur quer que estes tenham passagem segura e que seja facilitado o apoio humanitário aos que deixam as suas áreas de origem.

Lago Tanganica

A travessia do Lago Tanganhica para o Burundi é feita em pequenos barcos de pesca. As condições são difíceis à chegada nas áreas de Nyanza Lac e Rumonge. Faltam abrigos, instalações sanitárias, água potável e comida.

O Acnur opera com as autoridades burundesas e outros parceiros para  transferir os refugiados para centros de trânsito e acampamentos já lotados no norte e no leste do Burundi.

A agência também apoia mais de 43 mil refugiados burundeses que vivem em território congolês e alerta que estes podem vir a ser afetados por possíveis cortes da ajuda humanitária.

Cuidados

O Lago Tanganica também é a principal via para chegar à cidade tanzaniana de Kigoma e arredores. O Acnur registou refugiados exaustos que recebem auxílio que inclui alimentos, água, cuidados médicos e abrigos.

O número de congoleses que chegam ao Uganda também cresce devido à violência intercomunitária na província de Ituri, a ações de grupos armados e a ofensivas militares. Desde dezembro, mais de 15 mil pessoas entraram no território ugandês.

Cerca de 5 milhões de congoleses foram deslocados desde o início de 2018. O Acnur registou cerca de 674 mil refugiados nos países da região e 4,3 milhões de deslocados internos, numa situação que coloca a RD Congo entre as maiores crises de deslocamento do mundo.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital