Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaRD Congo, Congo e Angola querem erradicar grupos armados ativos na região

RD Congo, Congo e Angola querem erradicar grupos armados ativos na região

Partilha

A República Democrática do Congo (RDC), a República do Congo e Angola estão determinados a erradicar grupos armados ativos na região dos Grandes Lagos, indica um comunicado divulgado em Kinshasa.


África 21 Digital com Panapress


A decisão foi tomada no termo de uma reunião organizada na última quarta-feira (14) em Kinshasa e que reuniu os presidentes Joseph Kabila da RDC, Denis Sassou Nguesso, do Congo Brazzaville, e João Gançalves, de Angola, lê-se no documento.

A estratégia inscreve-se no quadro das decisões da cimeira da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) organizada a 9 de dezembro de 2017 em Brazzaville (Congo).

Os três chefes de Estado lembraram igualmente o engajamento ainda não executado da Comunidade Internacional de deslocalizar as Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR) ainda presentes no leste da RD Congo.

Saudaram, em relação ao processo eleitoral na RDC, os progressos registados até ao momento, reafirmando a sua profunda dedicação à organização das eleições e reiterando o seu apelo à contenção de todas as partes abrangidas por este processo.

Apelaram aos atores políticos da RD Congo e aos da sociedade civil para se mobilizarem no sentido da organização das eleições previstas para 23 de dezembro de 2018, com unidade e calma, em paz, antes de condenar qualquer tentativa de tomar o poder por vias não constitucionais.

Congratularam-se com a pacificação do espaço Kasai (centro-sul) e saudaram os progressos realizados para levar a paz à RD Congo.

Por outro lado, os três estadistas reiteraram o seu apelo aos atores políticos do Quénia para privilegiarem o diálogo com vista a apaziguar as tensões no país.

Condenaram a persistência de atos de violência na República Centro-Africana. Os três presidentes decidiram reunir-se novamente em abril próximo em Luanda (Angola) para fazer o ponto da situação.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital