Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaAngola: Partido PALU (Lumumbista) da RD Congo pede apoio do MPLA para eleições

Angola: Partido PALU (Lumumbista) da RD Congo pede apoio do MPLA para eleições

Partilha

O apoio do MPLA ao  partido Lumumbista Unificado (PALU), da RD do Congo, esteve no centro das conversações entre os dois partidos, que decorreram hoje, em Luanda, com a participação do presidente do partido no poder em Angola, José Eduardo dos Santos, e do secretário permanente do PALU, Gizenga Lugi.


África 21 Digital com Angop


Sede do MPLA em Luanda                                                                                   Foto:PParente/Angop/Arq

O secretário permanente do partido congolês democrático destacou as históricas relações entre as duas forças políticas que datam de há mais de 50 anos.

Para Gizenga Lugi, há interesse do seu partido em absorver a experiência do MPLA na instauração da democracia participativa e busca de apoios para o êxito das eleições na República Democrática do Congo, onde se vive um clima de instabilidade política, na sequência do adiamento do pleito eleitoral. Gizenga disse que o seu partido espera que  a data das eleições gerais, marcadas para Dezembro, seja respeitada.

O secretário permanente adjunto, Muzito Adolphe, que também participou da reunião, espera por apoios financeiros de parceiros como o MPLA, uma vez que no seu país os partidos são obrigados a pagar um certo montante ao Estado, para participar nas eleições, ao contrário do que ocorre em Angola.

Muzito Adolphe salientou que as partes comungam da ideia que a estabilidade política nos dois países, RD do Congo e Angola,  garantirá ganhos nas relações. A delegação partidária congolesa democrática está em Angola a convite do MPLA.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital