Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaAtaques na capital do Burkina Faso deixaram mais de uma dezena de mortos

Ataques na capital do Burkina Faso deixaram mais de uma dezena de mortos

Partilha

Os ataques realizados contra o Estado-Maior das Forças Armadas de Burkina Faso e a embaixada da França em Ouagadougou, capital do país, deixaram dezenas de mortos e feridos. 


África 21 Digital com Angop


Ouagadougou FotoRFI/Arq

Fonte governamental anunciou que 16 pessoas morrerem, sendo nove atacantes e sete membros das forças de segurança, enquanto outras fontes contactadas pela AFP em Paris deram um balanço maior, de pelo menos 28 mortos só no segundo ataque.

Os ataques começaram na manhã de sexta-feira, quando vários grupos de homens armados atacaram diferentes locais do centro da capital burkinabe.

Segundo testemunhas, cinco homens armados saíram do carro e abriram fogo contra transeuntes antes de seguirem para a embaixada da França no centro da capital de Burkina Faso.

Uma fonte dentro da delegação diplomática contou que cinco homens teriam tentado entrar no prédio, mas não conseguiram, e atiraram contra o edifício.

Ao mesmo tempo, houve uma explosão perto da sede das forças armadas burkinabe e do Instituto Francês – representação cultural do país -, que ficam a cerca de um quilómetro do local do primeiro ataque.

Uma fonte governamental disse que 16 pessoas – nove atacantes e sete membros das forças de segurança – morreram, a maioria deles no ataque contra o Estado-maior.

No entanto, duas fontes de segurança na França e uma na África ocidental, disseram à AFP em Paris que pelo menos 28 pessoas morreram no ataque.

No ataque à embaixada francesa não foi reportada nenhuma vítima desta nacionalidade, segundo fontes diplomáticas.

“As forças francesas no Burkina Faso intervieram em apoio à acção do exército burkinabe”, afirmou à AFP o porta-voz do Estado-Maior do Exército francês, coronel Patrick Steiger.

A procuradoria de Paris abriu uma investigação por tentativa de assassinato terrorista.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital