Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaZâmbia confirma fim do reconhecimento da República Saarauí

Zâmbia confirma fim do reconhecimento da República Saarauí

Partilha

A Zâmbia confirmou a anulação  do seu reconhecimento da República Árabe Saarauí Democrática (RASD), anunciou em Rabat o ministro zambiano dos Negócios Estrangeiros, Joseph Malanji. O território da RASD, o Saara Ocidental, está ocupado por Marrocos, contrariando decisões das Nações Unidas.


África 21 Digital com Panapress


Esta decisão foi confirmada em Rabat, sexta-feira, pelo chefe da diplomacia zambiana, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita.

“A Zâmbia reafirma a anulação do seu reconhecimento da República Saaraui e esta decisão será notificada à Organização das Nações Unidas (ONU) e à União Africana (UA), bem como a todas as suas Embaixadas no mundo”, reiterou Malanji.

Acrescentou que a Zâmbia apoia o processo político levado a cabo sob a égide das Nações Unidas para se buscar uma solução para este diferendo regional.

O país não vai interferir e manterá uma posição de neutralidade, à espera de uma solução política entre Marrocos e RASD.

Por sua vez, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional afirmou que as relações entre Marrocos e Zâmbia registaram, nos últimos anos, “um desenvolvimento importante”.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital