Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosPreços da eletricidade e água em Cabo Verde sofrem novos aumentos

Preços da eletricidade e água em Cabo Verde sofrem novos aumentos

Partilha

As novas tarifas fixadas pela Agência de Regulação Económica (ARE) de Cabo Verde, em vigor desde terça-feira,  tiveram aumento médio de 2,38 porcento e 2,55 porcento para a eletricidade e a água, respetivamente.


África 21 Digital com Panapress


De acordo com a nova atualização, as tarifas de eletricidade para a Empresa Pública de Produção de Eletricidade e Água (Electra) sofrem um aumento, em todos os escalões, de 0,60 escudos/kwh, ao passo que a tarifa da água para as ilhas de São Vicente e Sal aumentou 8,72 escudos/M3.

Em relação à Água e Energia da Boa Vista (AEB), empresa privada naquela ilha, os preços sofrem um aumento na tarifa média de 2,84 porcento para eletricidade e de 0,85% para a água.

No caso da eletricidade doméstica, distribuída pela Electra, o primeiro escalão (para consumos mensais até 60 kwh), o preço com Imposto de Valor Acrescentado (IVA) sobe para os 26$09/kwh enquanto, para os consumos superiores a 60 kwh/mês, o preço, com IVA incluído, sobe para 33$98 /kwh.

Quanto à água vendida pela Electra, o consumidor passa a pagar mais por tonelada, sendo que, na tarifa doméstica, o primeiro escalão até 6 m3/mês, o preço com IVA incluído sobe para 258$72/tonelada.

Os consumos respeitantes ao segundo escalão, entre 6 e 10 m3/mês, passam a ser tarifados ao preço tabela de 380$92, com IVA incluído.

Na AEB, no primeiro escalão, até 60 kwh/mês, o cliente passa a pagar um preço final de 29$13/kwh ao passo que, no segundo escalão, o preço está fixado nos 37$02/kwh.

A água vendida pela AEB segue a tendência e passa a ser vendida mais car e, nos consumos até 6 toneladas mensais, o preço com IVA passa a ser de 26$42, enquanto, no segundo escalão, entre 6 e 10 m3/mês, o cliente passa a pagar um preço final de 368$82.

A Agência de Regulação Económica justifica o aumento tarifário com o aumento dos preços dos combustíveis de junho de 2017 a março de 2018 e com os parâmetros relativamente às perdas, a mistura de combustíveis utilizados na produção de eletricidade e a participação das renováveis.

Os novos preços de eletricidade e água em Cabo Verde vigoram de março a setembro deste ano.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital