Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosMinistro russo diz em Maputo esperar que política não interfira na relação ExxonMobil/Rosneft

Ministro russo diz em Maputo esperar que política não interfira na relação ExxonMobil/Rosneft

Partilha

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, disse, em Maputo, esperar que assuntos políticos não interfiram nos negócios da ExxonMobil com a Rosneft, em Moçambique. 


África 21 Digital com agências


“Em Moçambique e em toda a parte do mundo, nós defendemos que interesses económicos não devem ser definidos por assuntos políticos e vamos pensar que este princípio vai ser prioridade aqui”, referiu o chefe da diplomacia russa durante uma visita a Maputo.

As petrolíferas ExxonMobil, norte-americana, e a estatal russa Rosneft, são parceiras desde 2015 na prospeção de petróleo ao largo da costa moçambicana, juntamente com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).

No entanto, a empresa dos EUA anunciou em fevereiro aos investidores que vai retirar-se de projectos conjuntos com a Rosneft na sequência das sanções dos Estados Unidos e da União Europeia contra a Rússia.

Questionado pelos jornalistas à saída de um encontro com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, o governante russo disse ter conhecimento de que o consórcio de prospeção estaria “a fazer a regularização jurídica do futuro trabalho” em Moçambique.

“Se acontecerem alguns problemas com os nossos parceiros da Exxon, acho que devem ser debatidos primeiro entre os membros do consórcio e deve ser definida uma solução”, acrescentou.

“Vamos ver como os interesses económicos das empresas americanas vão ou não ser afectados pela posição do Estado americano”, rematou Serguei Lavrov.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo referiu que o país “tem planos” para o setor da energia em Moçambique, mas reservou-os para a reunião da comissão mista intergovernamental, que em Abril se reunirá em Maputo para reforçar a cooperação bilateral.

O consórcio ExxonMobil, Rosneft e ENH recebeu três áreas de prospeção no quinto e mais recente concurso de pesquisa de hidrocarbonetos em Moçambique, realizado em 2015. Angop


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital