Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosMeses depois de alerta do LNEC, governo prepara processo para obras na Ponte 25 de Abril

Meses depois de alerta do LNEC, governo prepara processo para obras na Ponte 25 de Abril

Partilha

O governo português confirmou hoje estar em preparação o lançamento de concurso internacional para a realização de obras emergenciais na Ponte 25 de Abril, que une Lisboa à margem sul do Rio Tejo. 


África 21 Digital com Portugal Digital


                                                                                                                                                                                                                     Foto: RTP/Arq

A informação foi dada horas depois de a revista Visão ter publicado matéria sobre relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que alerta para o estado de degradação estrutural da ponte rodo-ferroviária, que completa 52 anos de existência em 2018 e que necessita de obras urgentes de intervenção.

De acordo com a revista, há mais de seis meses que  o governo tem conhecimento do relatório, Um pedido de autorização para a execução de obras, enviado pelo secretário de Estado de Infraestruturas ao Ministério das Finanças teria permanecido sem resposta durante esse período.

A ministra da Presidência alegou hoje que “os mecanismos de decisão, aprovação e criação de concursos não são instantâneos”, considerando que “está em bom ritmo” o processo do início das obras na ponte 25 de Abril.

Na conferência de imprensa após reunião do Conselho de Ministros, Maria Manuel Marques foi questionada sobre a notícia avançada hoje pela revista Visão sobre a existência de um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) a alertar para riscos graves de segurança na ponte 25 de Abril, em Lisboa, e o porquê do Governo só avançar agora com o lançamento do concurso.

“Quero dizer-lhe, como deve saber, que os mecanismos de decisão e de aprovação e criação de concursos não são instantâneos. Creio que a decisão do Governo está adequada aquilo que são as informações técnicas que tem porque evidentemente quando é preciso reagir instantemente também temos mecanismos de urgência”, explicou, citada pela Lusa.

De acordo com a ministra da Presidência, “está em bom ritmo o início das obras de recuperação da ponte 25 de Abril”.

Interrogada sobre o facto de o LNEC ter entregado este relatório há um mês e o lançamento do concurso ter sido anunciado apenas na quarta-feira, já depois do fecho da edição da referida revista, Maria Manuel Leitão Marques apenas comentou: “é uma coincidência”.

Sobre as informações de que o Governo dispõe sobre o estado atual das condições de segurança da ponte 25 de Abril, Maria Manuel Leitão Marques remeteu para os esclarecimentos que disse já terem sido prestados pelo ministro do Planeamento e o seu gabinete uma vez que este tema não foi discutido em Conselho de Ministros.

A empresa estatal Infraestruturas de Portugal (IP) informou, entretanto, que a ponte vai ser alvo durante dois anos de trabalhos de manutenção, orçados em 18 milhões de euros, e que o concurso público internacional para a adjudicação da obra será lançado ainda este mês. Até ao momento, o teor do relatório do LNEC não foi revelado


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital