Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasExposição sobre barroco luso-afro-brasileiro será exibida no SESC Santos

Exposição sobre barroco luso-afro-brasileiro será exibida no SESC Santos

Partilha

Exposição que esteve patente no Museu Afro Brasil, em São Paulo, poderá ser vista a partir de 27 de março no SESC Santos.


África 21 Digital



Quem não conseguiu ver de perto a exposição “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”, que ficou em exibição no Museu Afro Brasil até o último dia 4 de março, terá uma nova chance de conferir algumas das obras expostas nesta que foi a maior mostra sobre o barroco brasileiro exibida no país neste século 21.

Isso porque cerca de 160 trabalhos que compuseram a exposição que ficou em cartaz no Museu Afro Brasil agora serão exibidas no SESC Santos, a partir do próximo dia 27 de março.

Entre as obras selecionadas para esta exposição itinerante estão trabalhos dos dois dos maiores e mais representativos artistas barrocos do país: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730?-1814) e Mestre Valentim da Fonseca e Silva (1745-1813). Obras sacras de Portugal e criações de autores anônimos, dentro da vertente sincrética do barroco, também estarão na mostra.

Homenagem ao Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição – que também presta uma homenagem ao Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil – introduz o visitante ao espírito do barroco, passando pelas suas referências na cultura erudita e popular entre os séculos XVII e XIX.

“Eu chamo de ardente a questão da tropicalidade do barroco, evocando o trabalho com a madeira e a mecânica dos afrodescendentes. É também sincrético a partir dessa vertente que engloba o lado profano das festas religiosas, como o bumba-meu-boi do Maranhão, que celebra o São João, a cavalhada de Pirenópolis, em Goiás, os reisados de Alagoas e os cortejos dos maracatus de Pernambuco. O barroco, para mim, é um movimento que não tem fim. É contínuo na cultura brasileira. Vem de Portugal, mas encontra aqui o campo ideal para essa construção de identidade”, afirma Araujo, para quem esse barroco multifacetado expõe a força da contribuição portuguesa, mas evidencia “a atitude tropical miscigenada da África e do Brasil”, do sagrado ao profano.

O SESC Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, no bairro Aparecida, em Santos. Mais informações: (13) 3278-9800 e www.sescsp.org.br


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital