Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoAngola vai participar no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília

Angola vai participar no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília

Angola participará no 8º Fórum Mundial da Água, a decorrer de 18 a 23 de Março, em Brasília.


África 21 Digital com Angop

Cerca de 7 mil conferencistas, em representação de 400  instituições de 70  países, vão participar do fórum que terá lugar na capital brasileira, no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas (ONU).

A delegação angolana será integrada por responsáveis dos ministérios  da Energia e  Águas e do Ambiente.

Além da participação em conferências, Angola vai apresentar as suas potencialidades hídricas, com a exposição de informação diversa.

O 8º Fórum Mundial da Água tem como  foco principal a promoção de interesses políticos, técnicos, académicos e comerciais e  sobre a partilha dos recursos hídricos.

CPLP

À margem haverá oportunidade de acertos sobre a gestão de recursos hídricos nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No  encontro da CPLP,  em que estarão  reunidos ministros da organização lusófona, será discutido o  tema “8º Fórum Mundial de Água: Sinergia, Água, Meio Ambiente no  contexto da Agenda 2030”.

A  revitalização do portal de Rede Ambiental da CPLP, o lançamento de rede de Recursos Hídricos  dos países que integram a  comunidade de língua portuguesa e a assinatura  de  duas declarações, constam das actividades agendadas.

O Fórum Mundial da Água é uma organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França,  enquanto o Conselho Mundial da Água é uma organização internacional que reúne 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países.

O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não-governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

Já o Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.

Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de actores de diferentes sectores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã.

Até ao  momento   foram  realizadas sete edições do evento em igual número de países dos  quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!