Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaGoverno de Cabo Verde rejeita proposta para instalação de centro de treino militar internacional no país

Governo de Cabo Verde rejeita proposta para instalação de centro de treino militar internacional no país

Partilha

O Governo de Cabo Verde recusou a proposta feita por um grupo privado para instalar no país um centro de treinamento de unidades operacionais de defesa e segurança, denominado “Orbit Training Center”.


África 21 Digital com Panapress


O governo cabo-verdiano esclareceu que, após análise da proposta do investidor privado externo, decidiu não prestar o apoio institucional solicitado para efeitos de promoção internacional e mobilização de financiamento para o projeto.

A proposta apresentada à Cabo Verde Trade Invest tinha como objetivo a construção e gestão de um centro internacional de treino destinado às forças de segurança de vários países e regiões do mundo, aproveitando a localização estratégica e as condições de estabilidade e de segurança do arquipélago cabo-verdiano.

O esclarecimento do Governo surge na sequência de uma notícia veiculada pelo jornal A Nação, afirmando que “Cabo Verde entra no negócio regional de defesa e segurança” e que “discretamente, o Governo decidiu autorizar a instalação de um centro de treino militar em Cabo Verde, denominado Orbit Training Center”.

Na nota, o Executivo afirma que “é pura especulação sem qualquer correspondência com a realidade” as informações do jornal cabo-verdiano que fazem referência a apoios governamentais norte-americanos, relacionando-os com a assinatura do SOFA, programa de cooperação militar com os Estados Unidos.

“Assim, o Governo desmente categoricamente ter decidido autorizar qualquer centro de treino militar em Cabo Verde”, garante o Executivo.

Frisou que “o que se passa é que um promotor privado estrangeiro apresentou à Cabo Verde Trade Invest um projeto de investimento privado externo de construção e gestão de um centro internacional de treino destinado às forças de segurança de vários países e regiões do mundo, aproveitando a localização estratégica e as condições de estabilidade e de segurança do nosso país”.

No final da semana, uma nota do Executivo revelou que a referida proposta foi recusada.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital