Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaTrump demite Rex Tillerson e coloca diretor da CIA à frente da Secretaria de Estado

Trump demite Rex Tillerson e coloca diretor da CIA à frente da Secretaria de Estado

Partilha

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje (13) a saída do secretário de Estado, Rex Tillerson, indicando que escolheu o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, para assumir a pasta da diplomacia norte-americana. O anúncio de Trump foi feito na rede social Twitter.


África 21 Digital com agências


Foto:CNN/Reprod

“Mike Pompeo, diretor da CIA, vai se tornar nosso novo Secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado, Rex Tillerson, por seu serviço! Gina Haspel vai se tornar a nova diretora da CIA, e a primeira mulher escolhida para o cargo. Parabéns a todos!”, escreveu Trump no Twitter.

A mudança foi anunciada em meio a um momento de grandes expectativas na política externa dos Estados Unidos, e Tillerson vinha preparando negociações e contatos de aproximação com a Coreia do Norte.

Rex Tillerson não vinha de uma carreira política tradicional, mas sim da área de comércio internacional. Ele assumiu a secretária de estado na posse de Trump no ano passado. Na época foi apontado como um profundo conhecedor da Rússia e com proximidade com o presidente russo Vladmir Putin.

À frente da secretaria de Estado adotou uma postura discreta e, em vários momentos, “apagou incêndios” causados pelas polêmicas declarações do presidente Trump. Foi ele quem após os debates da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas  (ONU), em setembro do ano passado, disse que já vinham sendo estabelecidos canais diretos entre Estados Unidos e Coreia do Norte.

Na sexta-feira passada, Trump pediu a saída de Tillerson, ordenando que ele regressasse de uma viagem a África. A mídia norte-americana, como o Washington Post e a CNN ouviram funcionários do governo norte-americano, que confirmaram que Trump vinha se indispondo com alguns pontos de vista de Tillerson. Para Trump, Tillerson vinha agindo de maneira “radical”.

Mike Pompeo fez carreira militar nos Estados Unidos antes de atuar na agência de espionagem. Lusa/Agência Brasil


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital