Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoBrasília acolhe hoje a cerimônia oficial de abertura do Fórum Mundial

Brasília acolhe hoje a cerimônia oficial de abertura do Fórum Mundial

Partilha

Brasília acolhe hoje (19) a cerimônia oficial de abertura, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, do Fórum Mundial da Água, o primeiro grande evento de âmbito internacional que o Brasil recebe após a posse do presidente Michel Temer, no final de agosto de 2016. O discurso do presidente tem lugar no Palácio do Itamaraty.


Alfredo Prado


Os discursos de abertura terão lugar no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e serão proferidos pelo presidente do Brasil, Michel Temer, e pelo presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, sendo transmitidos para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

De acordo com a organização do evento, participam do fórum 13 chefes de Estado, além de Temer.

Água e clima, água e saneamento, água e desenvolvimento, água e cidades, água e ecossistemas, água e financiamento, água e partilha, água e capacitação, e água e ‘governance’, são os grandes temas em debate até dia 23, quando encerra a oitava edição do Fórum Mundial da Água, a primeira realizada no Hemisfério Sul.

Das várias iniciativas previstas para esta segunda-feira (19), destaca-se a reunião de ministros do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e áreas afins, coordenada pelo ministro do Ambiente do Brasil, José Sarney Filho.

 

No Pavilhão de Portugal terão lugar vária iniciativas, algumas delas no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos nove países lusófonos.

Ainda hoje, serão abertos sete painéis de alto nível, com  destaque para o “Água e Desastres Naturais”, que será coordenado pelas Nações Unidas por meio do Painel de Especialistas em Água e Desastres; o Painel “Água e Migrações”, que discutirá o desafio da saúde pública e garantia de direitos humanos básicos à água e saneamento, ligados à fenômenos migratórios que estão cada vez mais frequentes no mundo. Participarão deste Painel ministros de países que estão sofrendo com a crises migratórias e contará com a coordenação da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Já o Painel “Conectando Água e Clima” será coordenado pelo Conselho Mundial da Água e irá tratar da inter-relação entre água e clima. Os outros Painéis de Alto Nível irão tratar de temas como o posicionamento do setor empresarial em relação ao uso sustentável da água, água e paz, necessidade de aliar ciência e política para a boa governança da água e a gestão da água em áreas de conflitos e crises políticas.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital