Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaMinistros do Ambiente da CPLP aprovam Declaração de Brasília para reforçar cooperação lusófona

Ministros do Ambiente da CPLP aprovam Declaração de Brasília para reforçar cooperação lusófona

Partilha

Os ministros do Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiram, durante reunião em Brasília, desenvolver esforços para atingir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as respectivas metas nas dimensões social, económica e ambiental.


África 21 Digital com Angop

 

Os ministros, que  estiveram reunidos  na sua VII   Reunião  Ordinária.  realizada à  margem do 8º Fórum Mundial  da Água (FMA), comprometeram-se a prosseguir o reforço  dos laços de cooperação, para   melhorar  a gestão, proteção e  a conservação  do ambiente.

Neste  encontro,  em que  Angola  foi representada pela ministra do Ambiente,  Paula  Francisco, os ministros  aprovaram e assinaram a  Declaração de  Brasília, onde  apontam o alcance  e metas dos ODS,  adequando  às  realidades  e politicas  nacionais  e locais nas agendas  nacionais em matéria  do ambiente.

Os  titulares do Ambiente da CPLP  comprometem-se em  envidar esforços  para iniciar, em breve,  a implementação  do projecto “Apoio à Gestão e Monitorização dos Recursos Hídricos”.

Este projeto  visa dar  suporte às  instituições  do setor  das águas  em ações  de  gestão  e monotorização  dos recursos  hídricos, de acordo com as necessidades  de cada país, em termos de ações de capacitação de criação de dados  hidrológicos,  cadastro  de informações e  eventos hidrológicos críticos, implantação  de plataforma de  coleta de dados (PCD), qualidade  de água, planeamento  de redes  de monitorização, entre outras iniciativas.

Nesta  Declaração de  Brasília,  assinada pelos ministros do Ambiente,  ressalta o compromisso de cada  Estado  membro  da CPLP  com a implementação  do  Acordo  de Paris, passo  irreversível  e determinante  para o  esforço global  de manter  a elevação  da temperatura  abaixo  de dois  graus  centigrados  e de procurar  que  tal aumento  não  supere  um grau  centigrado e meio.

Os  ministros  reiteram  também  o  interesse  em avançar com  o desenvolvimento  de iniciativas  de  cooperação em matéria  de combate à  desertificação  e mitigação  dos efeitos  da seca e manifestam  apreço  pelas ações levadas a cabo pela  Secretariado Executivo  da  Convenção Quadro  das Nações Unidas  para o Combate à Desertificação (UNCCD).

A  conservação  e uso  sustentável  dos ecossistemas  naturais  e da biodiversidade e do acesso  aos recursos  genéticos  e da  sua partilha justa e equitativa  são,  entre outras, apostas  constantes  no documento.

Na  presença dos  ministros  e   autoridades  responsáveis  pela  água  da CPLP, os  titulares  do Ambiente  fortaleceram a concertação  política  e a cooperação no  domínio do ambiente.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital