Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosCabo Verde: Electra vai produzir mais água nas ilhas do Sal e São Vicente

Cabo Verde: Electra vai produzir mais água nas ilhas do Sal e São Vicente

Partilha

O presidente do conselho de administração da Electra anunciou hoje, no Mindelo, que a empresa vai inaugurar, em Agosto, nas ilhas do Sal e São Vicente, novas centrais de produção de água, num investimento de 21 milhões de euros.


África 21 Digital com Inforpress


Alcindo Mota, que falava à margem da abertura oficial do fórum “Viagem pela dessalinização em Cabo Verde: os 50 anos 1968/2018”, explicou que em São Vicente será inaugurada uma central dessalinizadora com capacidade produtora de 10 mil metros cúbicos de água/dia, o mesmo investimento previsto para a ilha do Sal, na mesma altura.

“Trata-se de um investimento que irá aumentar substancialmente a capacidade de produção e de distribuição em São Vicente e na ilha do Sal”, sustentou a mesma fonte.

Para a Cidade da Praia, atualmente com uma capacidade instalada de produção de água na ordem dos 15 mil metros cúbicos e onde a Electra ocupa-se apenas da produção, Alcindo Mota indicou que a empresa trabalha num plano com vista a que, em 2018, passe a ter a capacidade aumentada em cinco mil metros cúbicos/dia.

Questionado ainda sobre outros desafios da empresa, numa altura em que celebra os 50 anos da decisão de instalar uma dessalinizadora em Cabo Verde, mais precisamente em São Vicente, Alcindo Mota sublinhou que eles relacionam-se com a qualidade da água que a Electra faz chegar aos clientes.

“Também é um desafio prover a quantidade suficiente/desejável aos níveis de água demandada nos mercados onde a empresa atua, em São Vicente, na ilha do Sal e na Cidade da Praia”, concretizou.

Sobre a celebração dos 50 anos da viragem da dessalinização em Cabo Verde, Alcindo Mota explicou que ela visa “buscar linhas de atuação até para a definição de políticas” no sentido da utilização da água, que deverão sair dos temas propostos por “oradores experientes”, quer na área da produção de água, mas também com “domínio relevante” em matéria de gestão dos recursos hídricos e saneamento.

Assim, durante o fórum de hoje estiveram em debate temas como “A seca em Cabo Verde”, “Demanda de água nos próximos tempos”, “Utilização racional da água” e “Cuidados na utilização e armazenamento de água potável”.

Contudo, a invocação dos 50 anos de dessalinização em Cabo Verde terá ainda mais dois momentos, um dos quais, no mês de Agosto, em que a proposta aponta para uma conferência internacional sobre a água em regiões insulares e sahelianos, inaugurações de novas centrais, homenagens do Governo a trabalhadores da ex-Junta Autónoma das Instalações e Dessalinização de Água (JAIDA) e a publicação de uma revista sobre a história da água em São Vicente.

O terceiro momento, no mês de Novembro, reserva espaço para uma palestra sobre a qualidade da água, exposição fotográfica, lançamento do livro “História do Abastecimento da Água à Cidade do Mindelo – Fontes, Nascentes e Dessalinização” e ainda a apresentação do projeto Museu da Água do Mindelo, estes últimos dois sob a chancela da Associação Ága Nôs Vida.

A Electra perspectiva ainda traçar um plano de comunicação para o corrente ano em que todas as matérias dos fóruns serão contempladas repassadas aos utilizadores, nos bairros e nas comunidades, em forma de mensagem/sensibilização para quer na utilização racional da água, como os cuidados na sua utilização e armazenamento.

O fórum da Electra decorre justamente no Dia Mundial da Água, que se celebra hoje, sendo “A resposta está na natureza” o tema proposto este ano pela ONU para assinalar a efeméride.

O lema visa lembrar sobre o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos, já que as estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

A comemoração do Dia Mundial da Água visa alertar às populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural, já que a sua gestão tem impacto em vários sectores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

A efeméride surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992, em que os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

Em 2015, o tema da comemoração do Dia Mundial da Água foi “Desperdício de Água” e em 2016 “Água e Empregos”.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital