Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPrimeiro-ministro da Guiné-Bissau garante que eleições legislativas serão realizadas neste ano

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau garante que eleições legislativas serão realizadas neste ano

Partilha

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Artur Silva, garantiu, em Bissau, que o país terá eleições legislativas ainda este ano em cumprimento do calendário previsto na Constituição.


 África 21 Digital com Lusa

Foto: Angop

Artur Silva visitou esta quarta-feira, as instalações da Comissão Nacional de Eleições (CNE), na baixa de Bissau, para constatar o andamento das obras de reparação do edifício, onde também irá funcionar o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

As obras de restauro do edifício foram custeadas pelo Ministério das Finanças guineense.

Questionado sobre se as eleições vão mesmo realizar-se este ano, conforme tem sido exigido pela comunidade internacional, o Primeiro-ministro guineense considerou que a Constituição do país obriga a que haja eleições em cada quatro anos. As últimas legislativas ocorreram em Abril de 2014.

Quanto aos fundos para a realização das legislativas em 2018, Artur Silva afirmou que o Governo já disponibilizou um milhão de dólares.

Os parceiros da Guiné-Bissau têm feito contactos para a mobilização de verbas para dar corpo a um fundo de 7,7 milhões de dólares para cobrir as eleições legislativas.

Quando questionado sobre quando terá o seu Governo formado, já que são os ministros do executivo demitido pelo chefe do Estado desde Janeiro que asseguram a gestão do país, Artur Silva recusou-se a responder à pergunta.

“Não respondo a essa pergunta”, disse.

Entretanto, o ministro da Administração Territorial do governo demitido, Sola Nquilin defendeu que o registo de novos eleitores terá lugar ainda este ano, bem como as próprias eleições. Recusou, contudo, anunciar a data exacta do início do processo.

A CNE quer que o recenseamento de novos eleitores tenha lugar nos meses de Junho e Julho (na Guiné-Bissau) e Agosto (junto da comunidade emigrada).

Sola Nquilin salientou que compete ao Governo determinar a data para o arranque daquele processo.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital