Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosDepósitos sob reserva do banco central angolano em máximos de um ano

Depósitos sob reserva do banco central angolano em máximos de um ano

Partilha

Os bancos comerciais que operam em Angola são obrigados a informar regularmente o banco central sobre estas reservas, que envolvem depósitos e operações com títulos.


África 21 Digital com Lusa


O volume de depósitos em moeda nacional e estrangeira dos bancos comerciais angolanos sob reserva do Banco Nacional de Angola (BNA) aumentou quase 3% entre janeiro e fevereiro, renovando máximos de um ano.

Segundo dados preliminares do Banco Nacional de Angola (BNA) sobre o panorama monetário angolano, compilados hoje pela agência Lusa, estas reservas obrigatórias desceram em janeiro para 1,081 biliões de kwanzas (4,1 mil milhões de euros), o segundo mês de aplicação das novas regras.

Já em fevereiro aumentaram para 1,111 biliões de kwanzas (4.210 milhões de euros), de acordo com o mais recente relatório mensal disponibilizado pelo BNA, valor que só encontra paralelo com o mesmo mês de 2017.

Em dezembro de 2017, o volume de depósitos em moeda nacional e estrangeira cifrava-se em 1,090 biliões de kwanzas (5.850 milhões de euros, à taxa de câmbio de 31 de dezembro).

Os bancos comerciais que operam em Angola são obrigados a informar regularmente o banco central sobre estas reservas, que envolvem depósitos e operações com títulos.

Em causa nestes dados estava a obrigatoriedade de os mais de 20 bancos comerciais que operam em Angola constituírem reservas sobre os depósitos à ordem do BNA, que fixou taxas de 15% do total em moeda estrangeira e 30% em moeda nacional.

Já em dezembro de 2017, o banco central reduziu para 21% o coeficiente de reservas obrigatórias aplicadas a depósitos dos clientes dos bancos comerciais, em moeda nacional, uma das medidas com que pretendia travar a subida da inflação, que a um ano ronda os 25%.

Depósitos em moeda estrangeira subiram

Na denominada “reserva bancária” contavam-se no final de fevereiro de 2018 depósitos obrigatórios em moeda estrangeira, que subiram para 153.582 milhões de kwanzas (581 milhões de euros), e em moeda nacional, que neste caso caíram, face a janeiro, para 733.727 milhões de kwanzas (2.779 milhões de euros), estando os restantes em regime de reserva livre.

Nos últimos cinco anos – período disponibilizado na análise do BNA -, o valor total mais baixo destas reservas bancárias registou-se em 2012, com 671.325 milhões de kwanzas (2.544 milhões de euros).

Angola vive uma grave crise financeira e económica, decorrente da quebra da cotação do barril de crude no mercado internacional, situação que se reflete ainda na falta de divisas no país, o que dificulta nomeadamente as importações, provocando várias restrições na gestão de moeda estrangeira.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital