Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaUE apoia sanções à Guiné-Bissau impostas pela Cedeao

UE apoia sanções à Guiné-Bissau impostas pela Cedeao

Partilha

A União Europeia (UE) apoia a política de sanções definida pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) contra 19 guineenses, defendendo uma resposta internacional coordenada à crise na Guiné-Bissau.


“A UE apoia totalmente os esforços da Cedeao para manter a estabilidade na Guiné-Bissau, incluindo a recente decisão de impor sanções àqueles que obstroem a aplicação do Acordo de Conacri”, salientou a mesma fonte.

A UE “apoia uma resposta unida e coordenada por parte dos parceiros internacionais, tal como pedido pela Cedeao, especialmente com a ONU e a União Africana”.

A mesma fonte reiterou também que “a crise política na Guiné-Bissau é muito preocupante”, salientando que a “persistência do bloqueio político põe em risco a segurança do país num momento sensível”.

A Constituição guineense prevê a realização de eleições nos próximos meses, sublinhando Bruxelas “não haver garantias de efetiva vontade das autoridades” de que sejam organizadas.

A Cedeao confirmou em 07 de fevereiro uma lista de sanções contra 19 individualidades guineenses, entre as quais o Procurador-geral da República, Bacari Biai, e um filho do Presidente guineense, José Mário Vaz.

A Cedeao impôs congelamento de bens, proibição de viajar e de participação nas atividades da comunidade.

A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, por José Mário Vaz, do Governo liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, em agosto de 2015.

Por falta de acordo entre as várias forças políticas, a Cedeao elaborou o Acordo de Conacri, que prevê a nomeação de um primeiro-ministro de consenso.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital