Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaLula faz discurso e diz ser vítima da Justiça e dos jornalistas

Lula faz discurso e diz ser vítima da Justiça e dos jornalistas

Partilha

No final da manhã deste sábado (07), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva efetuou um discurso de 55 minutos para milhares de militantes petistas, frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, onde se acolheu desde quinta-feira, logo que foi emitida ordem de prisão para começar a cumprir a condenação a 12 anos e 1 mês de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


África 21 Digital com Portugal Digital


Foto: ReproduçãoTVGlobo

Lula apelou aos militantes para lutarem nas ruas e nos campos, lançou ataques a juízes e promotores, não referindo os tribunais superiores, e disse ser vítima de perseguição. Um discurso de criminalização da imprensa e de radicalização política.

Um discurso visto por observadores políticos como uma tentativa de recuperar a militância anterior à chegada do PT à presidência do país, ao mesmo tempo em que praticamente ignorou as acusações de corrupção em pelo menos nove processos que correm nos tribunais.

Esta é a primeira manifestação pública desde que o juiz Sérgio Moro expediu a ordem de prisão. Um discurso marcado por fortes ataques ao Judiciário e aos jornalistas e por manifestações de vitimização. “Vou atender o mandado deles [prisão]”, disse Lula aos militantes. “Eles vão saber que o problema deste país não se chama Lula, vão saber que o problema é a consciência do povo”, apelando aos militantes para uma revolução, nas ruas e nos campos.

“Eu não tenho medo deles. Eu até já falei que gostaria de fazer um debate com o Moro [Sérgio Moro, juiz do Tribunal sobre a denúncia que ele fez contra mim. Eu gostaria que ele me mostrasse alguma coisa de prova”, diz Lula.

“O processo do meu apartamento, eu sou o único ser humano que sou processado por um apartamento que não é meu”, afirmou o ex-presidente.

“Quanto mais eles me atacam, mais cresce a minha relação com o povo brasileiro”. “Certamente um ladrão não estaria exigindo prova, estaria de rabo preso, com a boca fechada”, numa referência ao caso do apartamento triplex, na base da condenação. Lula disse que ” todos estão mentindo”. “E eu pensei que o Moro ia resolver, mas ele mentiu dizendo que era meu”.

 “Quanto mais dias me deixarem lá [preso], mais Lulas vão nascer neste país”, disse o ex-presidente.  “Eles não querem o Lula de volta, porque pobre na cabeça deles não pode ter direito.”
Lula destacou alguns militantes petistas mais próximos, presentes no evento,  entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, apontado como provável candidato do PT às presidenciais, e dedicou especial atenção aos candidatos do Psol e do PC do B às eleições presidenciais.
De acordo com as informações mais recentes, Lula deverá apresentar-se ainda hoje à Polícia Federal, embora não seja conhecido, até ao momento, onde e quando será feita.

Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital