Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaSíria reage a ataque dos EUA, França e Reino Unido

Síria reage a ataque dos EUA, França e Reino Unido

Partilha

A Síria reagiu ao ataque lançado sexta-feira (13) por forças dos Estados Unidos, Reino Unido e França. De acordo com a TV estatal síria, a defesa aérea instalada em Al Kiswah, nos subúrbios de Damasco, capital do país, derrubou 13 mísseis.


África 21 Digital com agências


O comando militar dos Estados Unidos anunciou, entretanto, que foram atingidos um centro de pesquisa e produção de armas químicas em Damasco, um armazém de armas químicas a leste de Damasco e outra instalação vizinha.

De acordo com as agências de notícias, o Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou que uma instalação de armas químicas, a cerca de 24 quilômetros de Homs, foi atingida por mísseis Shado

O ataque, cerca das 22.00H de sexta-feira (hora de Brasília; 02.00 H de sábado, hora de Lisboa), foi acompanhado pelo anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O presidente norte-americano disse que um ataque estava em andamento contra fábricas de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico do dia 7 de abril. Segundo Trump, o ataque foi realizado em conjunto com a França e o Reino Unido.

“Ordenei as Forças Armadas dos EUA  ataques precisos em alvos associados com estabelecimentos de armas químicas do ditador sírio Bashar al-Assad”, disse Trump em pronunciamento na Casa Branca. Segundo o presidente, o uso de armas químicas na cidade de Duma foi uma escalada significativa e disse que as ações de Assad são ações “de um monstro”, disse Trump.

“Esse massacre foi uma escalada significativa em um padrão de uso de armas químicas por aquele regime terrível”, disse Trump. “O mal e o ataque desprezível deixaram mães e pais, bebês e crianças se debatendo de dor e ofegando por ar. Essas não são as ações de um homem. Elas são crimes de um monstro”, afirmou.

“A resposta combinada americana, britânica e francesa responde a essas atrocidades integrará todos os instrumentos do nosso poder nacional: militar, econômico e diplomático”, disse o presidente norte-americano.

A agência Reuters e testemunhas afirmam que diversas grandes explosões fortam ouvidas em Damasco, e colunas de fumaça foram vistas na região.

Trump vinha ameaçando há dias uma resposta ao ataque químico na cidade de Duma. Já no domingo (8), em uma mensagem no Twitter, ele afirmou que Rússia e Irã eram responsáveis por apoiar o “animal” Assad e que haveria um “grande preço” a pagar.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital