Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaAssociação de Jornalistas de Cabo Verde diz que governo minimiza denúncia de violação de liberdade de imprensa

Associação de Jornalistas de Cabo Verde diz que governo minimiza denúncia de violação de liberdade de imprensa

Partilha

 A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) condenou a reação do Governo muito critica à forma como diversos órgãos de comunicação social noticiaram o capítulo referente à violação da liberdade de imprensa no último relatório norte-americano sobre os Direitos Humanos no país.


África 21 Digital com Panapress


Foto: Marcelo Camargo/ABr

Num comunicado, a AJOC deplora o tratamento dado à comunicação social pelo membro do Governo e titular do setor, considerado “irresponsável e revelador de desprezo” pelos jornalistas nas suas declarações relativas ao destaque dado pelos media a um ponto do relatório que punha em causa a atuação do próprio ministro da Cultura e Indústria Criativa, Abraão Vicente.

Para a AJOC, os jornalistas são acusados de incapazes de interpretar um documento, de se terem limitado a fazer ‘copiar e colar’ e, mais grave ainda, de tentativas de manipulação”.

“O relatório é claro quando refere que, durante o ano transato, a liberdade de imprensa foi beliscada, citando como exemplo o que aconteceu entre o ministro da Comunicação Social (Abraão Vicente) e a classe jornalística”, lê-se no texto.

O documento sublinha que nenhuma medida foi tomada pelo executivo na sequência dos atos e de declarações protagonizadas pelo ministro da Cultura e Indústria Criativa (MCIC), e das consequentes reações da AJOC e dos jornalistas.

O assunto acabou por morrer sem que nenhuma das partes tivesse recuado, escreveu a AJOC, no comunicado.

A associação sindical representativa da classe jornalística em Cabo Verde considera que a citação destes acontecimentos no relatório norte-americano “constitui um libelo dirigido ao Governo, querendo assim significar que, face ao sucedido, alguma coisa teria de ser feita pelo executivo, o que, claramente, não aconteceu, deixando em aberto um espaço potencial para futuras práticas de interferência do poder político na esfera de atuação dos jornalistas”.

A AJOC sublinha a “especial referência à liberdade de imprensa” pela primeira vez num relatório deste tipo, acrescentando que o Governo deixou de fora do seu comunicado a parte que a associação considera “mais importante” do documento norte-americano.

“As questões mais relevantes em matéria de Direitos Humanos incluem a privação arbitrária da vida, o uso excessivo da força pela polícia e a agressão a pessoas detidas, o tratamento desumano e castigos degradantes, detenções abusivas, a violação da liberdade de imprensa pelo Governo, a corrupção, o tráfico de pessoas, falhas na proteção das crianças face à violência e a trabalhos perigosos, além de falhas na proteção dos trabalhadores migrantes”, escreve a associação, citando o relatório.

“Ainda que nos parágrafos seguintes o relatório reafirme que há liberdade de imprensa em Cabo Verde, o que é globalmente verdade, o documento não deixa de citar, expressamente, os fatos que envolvem o ministro da Comunicação Social”, sublinha.

Na nota hoje divulgada, a AJOC refere, face “a tais pronunciamentos, que considera irresponsáveis”, condenar “o tratamento dado à comunicação social pelo titular do setor e reafirma a sua confiança na capacidade, idoneidade e seriedade da classe jornalística cabo-verdiana”.

A direção da AJOC considera “perigoso o caminho que está a ser seguido pelo Executivo de, sempre que as notícias não lhe agradarem, classificar as mesmas como ‘fake news’ (notícias falsas), tentando, dessa forma, descredibilizar a imprensa cabo-verdiana”.

Em causa está um comunicado do MCIC, que tutela a Comunicação Social, que contesta o tratamento jornalístico dado ao relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com base em notícia distribuída na semana passada pela agência de notícias portuguesa Lusa.

A nota assinala que umas das questões “mais relevantes” sobre os Direitos Humanos em 2017 em Cabo Verde foi a “violação da liberdade de imprensa pelo Governo”, tendo este aspecto sido destacado pela comunicação social.

A posição do Governo, no comunicado que emitiu domingo último, é de que existiu “claramente uma interpretação errada do documento, considerando que houve uma manipulação de informação do relatório donde não consta qualquer menção à violação dos direitos da imprensa”.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital