Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaEx-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos deixará a liderança do MPLA em setembro

Ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos deixará a liderança do MPLA em setembro

Partilha

O MPLA , partido no poder em Angola, aprovou a realização de um congresso extraordinário na primeira quinzena de setembro deste ano e a candidatura de João Lourenço ao cargo de presidente do partido, ocupado desde 1979 por José Eduardo dos Santos.


África 21 Digital 


Sede do MPLA em Luanda                                                                                 Foto:PParente/Angop/Arq

A informação consta de uma nota do Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde a proclamação da independência em 1975, divulgada nesta sexta-feira (27).

“O bureau político aprovou a proposta de resolução e o cronograma de preparação e realização do 6.º Congresso Extraordinário do partido, a ter lugar na primeira quinzena de setembro próximo e, consequentemente, aprovou a candidatura do camarada João Lourenço, atual vice-presidente, ao cargo de presidente do MPLA”, informa o comunicado do organismo dirigente.

João Lourenço, atual presidente da República, deverá assim concentrar o cargo de chefe de Estado e de governo com a presidência do partido. O MPLA conduziu a luta de libertação nacional contra o colonialismo português, assumindo em 11 de novembro de 1975 o poder, liderado por Agostinho Neto, que foi também o primeiro presidente da República. Em 1979, na sequência da morte de Agostinho Neto, por doença, José Eduardo dos Santos assumiu a presidência da República.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital