Redes Sociais:
HomeSem categoriaBrazzaville acolhe cimeira sobre Bacia do Congo

Brazzaville acolhe cimeira sobre Bacia do Congo

Partilha

Chefes de Estado e de governo de dez países participam hoje (29), na capital congolesa, Brazzaville, da primeira cimeira da Comissão do Clima da Bacia do Congo.  Os presidentes de Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial , estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estão presentes no evento.


África 21 Digital com Angop


Brazzaville, capital do Congo, acolhe cimeira

A cimeira deverá adotar uma declaração sobre a operacionalização da Comissão Clima da Bacia do Congo e do respectivo “Fundo Azul”. Além do chefe de Estado anfitrião, Dennis Sassou Nguesso,  e do presidente angolano, João Lourenço, devem participar do encontro os presidentes da RD do Congo, Joseph Kabila, da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema, do Ruanda, Paul Kagame, e do Gabão, Ali Bongo.

Está prevista também a presença dos presidentes da Guiné Conacri, Alpha Condé, do Níger, Mahamadou Issoufou, do Senegal, Macky Sall, República Centro Africana, Faustin Touadera, e de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho.

O rei Mohamed VI do Marrocos, o presidente da Comissão da União Africana, o tchadiano Moussa Faki Mahamat, e representantes da ONU são igualmente aguardados na capital congolesa para testemunharem a adoção da declaração sobre a operacionalização da Comissão Clima da Bacia do Congo.

A Comissão Clima da Bacia do Congo é um organismo criado em Novembro de 2016, na cidade marroquina de Marraquexe, com o propósito de promover programas e projetos nos domínios da economia azul, ajudando a combater a pobreza entre as populações ribeirinhas e a atenuar os efeitos das mudanças climáticas.

Com aproximadamente 220 milhões de hectares de floresta, a região da Bacia do Congo é o segundo pulmão ecológico do planeta, apenas superado pela Amazónia. O seu território se estende por dez países da África Central, designadamente Congo, Gabão, República Democrática do Congo, Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Guiné Equatorial, Ruanda e Tanzânia.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital