Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaCabo Verde irá acolher conferência do Africom

Cabo Verde irá acolher conferência do Africom

Partilha

Evento do Comando Militar Norte-Americano para África (Africom), que no ano passado foi realizado no Malawi, decorrerá este ano na ilha do Sal, em Cabo Verde.


África 21 Digital com Panapress


Uma conferência sob o lema “Africa Endeavor” (Iniciativa de África) realizar-se-á na ilha cabo-verdiana do Sal, sob a égide do Comando Militar Norte-Americano para África (Africom), anunciou neste fim de semana o comandante adjunto desta estrutura, Alexander Laskaris. A data não foi indicada.

Trata-se de um evento que tem por objetivo desenvolver a interoperabilidade entre os países africanos parceiros no seu comando, controlo, comunicações e sistemas de informação através das ações a nível do desenvolvimento da formação partilhada e do fornecimento de informação sobre lições apreendidas de exercícios e operações, explicou sexta-feira na cidade da Praia o comandante Laskaris.

A conferência visa igualmente desenvolver ações concernentes ao desenvolvimento de processos e procedimentos padronizados, à documentação e partilha de procedimentos operacionais, ao padrão e partilha das melhores práticas em matéria de defesa e de segurança cibernéticas, revelou o responsável norte-americano, durante uma audiência que lhe concedeu o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Afirmou que Cabo Verde foi escolhido para acolher esta conferência, uma vez que, frisou, o último exercício do Africom realizado no país teve “sucesso”, o que, segundo ele, trará benefícios e ganhos ao país mas também aos Estados Unidos.

Para o comandante adjunto do Africom este exercício constitui uma oportunidade para os militares norte-americanas trabalharem a sua capacidade de operar com parceiros africanos, essenciais, a seu ver, neste tipo de exercício.

Ele disse ter, durante o encontro com o chefe do Governo cabo-verdiano, tido também a oportunidade de abordar a segurança da zona marítima e o patrulhamento conjunto promovido pelos dois países.

“O primeiro-ministro foi muito claro e disse-me que uma das suas grandes preocupações e das pessoas de Cabo Verde é a segurança da zona marítima em particular e a parceria promovida com outros parceiros, como Espanha, Portugal, Brasil e Estados Unidos, e que visa combater todo o tipo de tráfico de drogas, armas ou seres humanos”, sublinhou.

Frisou que os dois países têm interesse comum que é garantir a segurança da zona marítima.

Cabo Verde acolhe pela primeira vez a conferência “Africa Endeavor”, já ocorrida na África do Sul, em 2006, no Gana em 2007, na Nigéria em 2008, no Gabão em 2009), no Gana em 2010, na Gâmbia em 2011, nos Camarões em 2012, na República da Zâmbia em 2013, na Alemanha em 2014, no Botswana em 2015, em Madagáscar em 2016 e no Malawi em 2017.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital