Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosRepública Democrática do Congo tem novo surto de ébola

República Democrática do Congo tem novo surto de ébola

Partilha

O governo congolês confirmou que nova onda de infecção por ébola foi notificada em Bikoro, na província Equatorial, após resultados positivos de laboratório em dois pacientes, realizados em Kinshasa, capital do país.


África 21 Digital com ONU News


Foto OMS: S. Hawkey

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou a existência de um novo surto de ébola na República Democrática do Congo (RD do Congo). Em comunicado, emitido nesta terça-feira (08), a agência das Nações Unidas citou testes realizados pelo governo em cinco pacientes suspeitos de terem contraído a doença. Dois deles obtiveram resultados positivos.

A OMS disse que está em contato direto com o governo congolês para aumentar suas operações e mobilizar a resposta de parceiros, usando o mesmo modelo do ano passado.

O vice-diretor-geral da agência, Peter Salama, disse que a prioridade agora é atuar com o governo local para reduzir a perda de vidas. Uma equipe internacional já está em Bikoro. O grupo é composto por especialistas da OMS, da organização Médico sem Fronteiras, e da Divisão de Saúde Provincial.

A localidade de Bikoro fica às margens do Lago Tumba no noroeste do país e perto da República do Congo. Todos os casos suspeitos de ébola foram notificados às autoridades de saúde de Ilkoko Iponge, cerca de 30km do centro do surto.

A OMS regional para África afirma que continuará realizando testes e deve pedir a ajuda das comunidades para evitar mais contaminações. Para a agência é preciso espalhar mensagens de prevenção e controle e melhorar a forma de compartilhamento e recolha de dados.

O vírus do ébola foi descoberto no país em 1976. Desde então já houve nove surtos. Nas últimas cinco semanas, foram notificados 21 casos de suspeitas de febre hemorrágica na área examinada pela OMS. Ao todo, foram registradas 17 mortes.

A OMS já liberou US$ 1 milhão de dólares de seu Fundo de Contingência para Emergências par apoiar ações de resposta pelos próximos três meses. O objetivo é acabar com o surto na província e arredores e evitar que a doença se espalhe para os países vizinhos.

O ébola é uma doença séria e quase sempre fatal se não for tratada. A média de mortalidade para quem se infecta é de cerca de 50%

O vírus é transmitido de animais silvestres para as pessoas e se espalha para a população através da transmissão humana.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital