Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosChina Three Gorges lança uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a portuguesa EDP

China Three Gorges lança uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a portuguesa EDP

Partilha

A China Three Gorges (CTG) anunciou a decisão de lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a empresa de energia portuguesa EDP, também presente no Brasil, tendo já  manifestado pretender que a elétrica se mantenha com identidade portuguesa, com sede e cotada em Portugal, segundo o anúncio da operação.


África 21 Digital com Lusa


A China Three Gorges anunciou nesta sexta-feira (11) a decisão de lançar uma oferta pública geral e voluntária, em dinheiro, sobre a totalidade do capital social da EDP – Energias de Portugal, SA (“EDP”), excluindo as ações que atualmente detém.

A informação sobre a operação do grupo chinês foi dada hoje, em primeira mão, pelo jornal português Expresso.

No anúncio preliminar da OPA, divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a China Three Gorges diz que “pretende ainda assegurar que a Sociedade Visada [EDP] se mantenha como um ativo estratégico importante, com identidade portuguesa, cotada no Mercado Regulamentado Euronext Lisbon e sedeada em Portugal, preservando um elevado nível de autonomia e os mais altos padrões de ‘corporate governance’”.

A China Three Gorges afirma ainda que procurará manter “uma política de dividendos estável, não abaixo do que foi divulgado no último plano de negócios” da EDP.

A China Three Gorges oferece 3,26 euros por cada ação da EDP, sendo que o valor total da oferta pública relativamente a 100% do capital social da elétrica corresponde a 11.848 milhões de euros (9.074 milhões de euros, excluindo as ações já detidas pelos chineses).

A China Three Gorges detém 850.777.024 ações da EDP, representativas de 23,27% do capital social da empresa liderada por António Mexia.

Caso a OPA tenha sucesso, a China Three Gorges afirma, em comunicado, que “cumprirá a sua obrigação legal de lançar uma oferta pública obrigatória sobre 100% do capital social da EDP Renováveis (EDPR), excluindo as ações já detidas pela EDP, a 7,33 euros por ação.

A China Three Gorges diz ser sua “intenção […] assegurar que as ações da EDPR permanecem admitidas à negociação em Portugal”.

Os títulos da EDP encerraram o dia de negociações de hoje a ganhar 0,75% para 3,11 euros, e os da EDPR avançaram 0,58% para 7,85 euros.

Primeiro-ministro dá luz verde à operação

O primeiro-ministro, António Costa, já declarou que não tem “nenhuma reserva a opor” a que o grupo chinês realize uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP.

“O mercado decidirá. A China Three Gorges é há muitos anos acionista de referência da EDP e não temos nenhuma reserva a opor. As coisas têm corrido bem”, disse António Costa, que falava aos jornalistas aquando da votação nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, na Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL).

O primeiro-ministro defendeu que os “investidores chineses têm sido bons investidores em Portugal”, destacando os casos da EDP, REN e outros setores de investimento.

“O que é importante todos sabermos e o que devemos estar interessados é o que é que os acionistas que propõem lançar uma OPA propõem fazer com a empresa, qual o futuro que veem para a empresa e que ambição para o desenvolvimento da empresa. Espero que seja uma boa ambição para a nossa economia”, afirmou.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital