Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaAngola quer estreitar cooperação com Portugal, diz em Luanda novo embaixador em Lisboa

Angola quer estreitar cooperação com Portugal, diz em Luanda novo embaixador em Lisboa

Partilha

A consolidação das relações de cooperação entre Angola e Portugal é uma das prioridades do novo embaixador angolano em Portugal, Carlos Carvalho Fonseca, que tomou posse hoje (17), em Luanda, durante evento com a participação do presidente da República, João Lourenço.


África 21 Digital com Angop

Embaixador Carlos Carvalho Fonseca                                             Foto: Clemente/Angop

A intenção foi manifestada pelo diplomata, nesta quinta-feira (17),  em declaração aos jornalistas, em Luanda, no final do ato de de posse orientado pelo Presidente de Angola, João Lourenço.

Para o embaixador abre-se um novo capítulo na relação entre Angola e Portugal depois do “clima menos bom” vivido entre os dois governos.

As relações entre os dois países azedaram em função de um processo judicial no Tribunal da Relação de Lisboa (Portugal) no qual era arguido o ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, sob a acusação de corrupção.

Em função de acordos judiciais, as autoridades angolanas defendiam o envio do processo a Luanda, ao contrário do que defendiam as autoridades judiciais portuguesas.

Em Janeiro deste ano, o Presidente João Lourenço afirmou que as relações entre Portugal e Angola iam “depender muito” da resolução do processo de Manuel Vicente e classificou a atitude da Justiça portuguesa, até então, como “uma ofensa” para o país.

No dia 10 de Maio, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu enviar o processo a Angola. Com esse passo, “abre-se um novo capítulo na cooperação entre os dois estados”, afirmou o novo embaixador.

Carlos Alberto Fonseca diplomata de carreira há 35 anos já exerceu várias funções no Ministério das Relações Exteriores com realce para o de director dos Serviços Consulares e de Conselheiro da Embaixada de Angola na França.

Especializado em direito internacional exerceu também as funções de secretário para os Assuntos Diplomáticos  e Cooperação Internacional do antigo presidente da República, José Eduardo dos Santos.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital