Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosUnicef anuncia libertação de mais de 200 crianças-soldado do Sudão do Sul

Unicef anuncia libertação de mais de 200 crianças-soldado do Sudão do Sul

Partilha

Agência espera que 1 mil menores sejam libertados de grupos armados este ano. Cerca de 19 mil crianças continuam em fileiras de forças e grupos armados no mais novo país do mundo.


África 21 Digital com ONU News


Foto: Acnur/Will Swanson


O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, considera o “início de uma longa jornada de reintegração” a soltura de 210 crianças-soldado, que decorreu na quinta-feira em Pibor, no Sudão do Sul.

O representante da agência no país, Mahimbo  Mdoe, destacou  que esses menores “precisarão de muito apoio em sua caminhada”.

A maioria dos integrantes do grupo, que inclui três meninas, serviu no Spla da Oposição. Oito crianças estiveram ligadas à Frente Nacional de Salvação, NSF.

Com a cerimónia, que foi a terceira do tipo realizada este ano, sobre para 802 o total de crianças libertadas em 2018. A agência espera retirar cerca de 1 mil crianças com eventos esperados nos próximos meses.

Para Mahimbo Mdoe, “todas as vezes em que uma criança é libertada e pode retornar à sua família é fonte de grande esperança, tanto para o seu futuro como para o futuro do país”.

Reintegração

Durante o evento, as crianças foram formalmente desarmadas e receberam roupa civil. Além de passar por exames médicos, elas terão aconselhamento e apoio psicossocial como parte do programa de reintegração do Unicef e seus parceiros.

Após serem reunidas às suas famílias, elas terão direito a três meses de assistência alimentar e treino vocacional para aumentar a renda familiar e a segurança alimentar.

A agência da ONU vai promover o acesso das crianças recém-libertadas a ações educativas próprias para sua idade.

Cerca de 19 mil crianças servem em fileiras de forças e grupos armados no Sudão do Sul.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital