Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaAngola tem nova embaixadora na ONU

Angola tem nova embaixadora na ONU

Partilha

A diplomata angolana Maria de Jesus Ferreira apresentou ao secretário-geral das Nações Unidas as cartas credenciais que a acreditam como nova representante permanente de Angola junto da organização, em Nova York.


África 21 Digital com Panapress


Foto:ONU/Rick Bajornas

A cerimónia decorreu na sede das Nações Unidas, em Nova York, onde a diplomata angolana reafirmou o compromisso do seu país com os princípios da Carta das Nações Unidas, que estabelece o multilateralismo e o diálogo como a principal via para alcançar a paz e a segurança internacionais, assim como reforçar a cooperação internacional.

Maria Ferreira reafirmou ao secretário-geral António Guterres o apoio de Angola ao processo de reformas das Nações Unidas atualmente em curso, com vista a melhorar o trabalho do sistema da ONU em conformidade com os princípios da Carta das Nações Unidas.

Em resposta, Gueterres agradeceu esse apoio de Angola às reformas que, segundo ele, “visam tornar (mais) eficiente o trabalho das Nações Unidas”.

Após a cerimónia de acreditação, Guterres manteve um breve encontro com a embaixadora durante o qual enalteceu o papel de Angola na Região dos Grandes Lagos.

Na mesma ocasião, Gueterres saudou também as reformas que a nova equipa governamental em Angola tem vindo a efetuar,

Nomeada a 7 de fevereiro deste ano pelo Presidente João Lourenço, a diplomata Maria Ferreira é a primeira mulher a exercer o cargo de embaixadora extraordinária e plenipotenciária e representante permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas.

Licenciada em Direito e mestre em Direito Internacional, ela substituiu no cargo o veterano Ismael Abraão Gaspar Martins, que ocupava o posto desde 2001.

Antes dessa nomeação, a diplomata era, desde setembro de 2011, embaixadora de Angola na Áustria, na Eslovénia, na Croácia e na Eslováquia, com residência em Viena, e representante permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas, em Viena.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital