Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaCampanha para as presidenciais no Mali começa em julho

Campanha para as presidenciais no Mali começa em julho

Partilha

Cerca de 20 candidaturas às presidenciais foram já registadas, entre as quais as do presidente cessante Ibrahim Boubacar Kéita, do líder da oposição, Soumaila Cissé, e do antigo primeiro-ministro Modibo Sidibé.


África 21 Digital com Panapress



A campanha eleitoral para a primeira volta das eleições presidenciais inicia-se a 7 de julho próximo ao passo que o escrutínio propriamente dito realizar-se-á 22 dias mais tarde, depois de proclamada a lista definitiva dos candidatos pelo Tribunal Constitucional”, anuncia um comunicado desta instituição transmitido à Panapress em Bamako.

O Tribunal Constitucional lembra, com base no artigo 70 da Lei n 2016-048 de 17 de outubro de 2016 modificada pela Lei n2018 -014 de 23 de abril de 2018 relativa à Lei Eleitoral, que a campanha eleitoral é aberta a partir do vigésimo primeiro dia anterior aos escrutínios presidenciais e legislativas.

Também mencionou a sua circular n001/P-CCM de 20 de fevereiro de 2018 na qual indica aos poderes públicos e aos atores políticos disposições constitucionais e legislativas que regem as eleições, nomeadamente condições de elegibilidade e de inelegibilidade.

Disposições legais disponíveis na Internet

O tribunal convida igualmente os cidadãos a conformarem-se com as disposições nesta matéria explorando os fascículos elaborados sob a sua égide para uma participação citadina nas eleições. Os fascículos em apreço podem ser baixados no site web do tribunal seguinte: www.courconstitutionnelle.ml

“Seja como for, o Tribunal Constitucional vai desempenhar todo seu papel, em conformidade com as suas atribuições constitucionais para eleições credíveis e apaziguadas”, conclui o comunicado.

Pelo momento, cerca de 20 candidaturas às presidenciais foram registadas, entre as quais as do Presidente cessante Ibrahim Boubacar Kéita, do chefe da oposição e presidente do Partido União para a Democracia e República (URD), Soumaila Cissé, e de Modibo Sidibé, ex-primeiro-ministro de Amadou Toumani Touré, chefe de Estado maliano, de 2002 a 2012.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital