Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaMoçambique: Líder interino da Renamo vai dirigir o partido a partir da Gorongosa

Moçambique: Líder interino da Renamo vai dirigir o partido a partir da Gorongosa

Partilha

O líder interino da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Ossufo Momade, justificou com questões de segurança a sua mudança para a Serra da Gorongosa, informa o semanário Canal de Moçambique.


África 21 Digital com agências

“Aqui é o lugar onde me sinto bem, agora que estou a coordenar a Comissão Política da Renamo. Estando na posição em que estou, na cidade não há segurança”, refere Momade.

A deslocação foi anunciada na segunda-feira pelo porta-voz  do principal partido da oposição.

O coordenador interino anunciado a 05 de Maio, dois dias depois da morte do histórico líder da Renamo, Afonso Dhlakama, segue as pisadas do antecessor, que morreu em Satungira, Serra da Gorongosa,  região centro de Moçambique, onde estava refugiado desde 2015. Já antes, noutras ocasiões, era para ali que se deslocava quando se sentia ameaçado.

“Preferi vir para aqui e passar a viver com os meus colegas. Aqui sinto-me mais protegido”, diz Ossufo Momade, citado pelo jornal moçambicano.

O dirigente esclarece que não se deslocou para a Gorongosa “para pegar em armas”, referindo que pretende “ficar quieto”, como Dhlakama, promovendo a paz e o cessar-fogo em vigor desde final de 2016.

A par do anúncio feito na segunda-feira, a Renamo reiterou a intenção de dar continuidade às negociações de paz com o presidente moçambicano, Filipe Nyusi. Angop


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital