Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaÁfrica do Sul vai assumir a presidência do Brics em julho

África do Sul vai assumir a presidência do Brics em julho

Partilha

A África do Sul está a preparar a 10ª Cimeira do BRICS, de que fazem parte o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cuja presidência irá assumir  durante um ano.


África 21 Digital com agências


Como parte destes preparativos, decorreu em Pretoria uma reunião dos chefes de diplomacia do grupo, liderada pelo ministro sul-africano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Lindiwe Sisulu, na qual participaram os seus homólogos da Rússia, Serguei Lavrov; da Índia, Susuhma Swaraj; da China, Wang Yi; e o vice-ministro brasileiro dos Negócios Estrangeiros, Marcos Galvão.

A Cimeira, que terá lugar de 25 a 27 de Julho na cidade de Joanesburgo, tem como lema “BRICS em África: Colaboração para o crescimento inclusivo e a prosperidade partilhada na quarta revolução industrial”.

Na reunião realizada em Pretória, a 04 de Junho, os ministros destacaram os dez anos de existência do BRICS e reiteraram o compromisso de implementar os resultados e consensos alcançados nas anteriores cimeiras do grupo, bem como a intenção de estender a sua cooperação a outros países em vias de desenvolvimento.

A este respeito, os chefes de diplomacia congratularam-se com a dupla abordagem da África do Sul através do Diálogo BRICS-África e a cooperação BRICS Plus, que terão lugar durante a próxima Cimeira.

Também agradeceram pela celebração na capital sul-africana desta reunião que permitiu a troca de opiniões sobre questões políticas, segurança, economia, finanças e desenvolvimento sustentável e cooperação entre os países membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital