Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosPreços dos combustíveis aumentam 14% em São Tomé e Príncipe

Preços dos combustíveis aumentam 14% em São Tomé e Príncipe

Partilha

O Governo são-tomense anunciou o aumento dos preços de combustíveis em 14 por cento, passando a gasolina de 25 para 29 dobras.


África 21 Digital com agências

No anúncio feito quarta-feira pelo ministro das Finanças, Comércio e Economia Azul, Américo Ramos, o gasóleo que era vendido a 21 dobras, passará a ser comercializado a 24 e o petróleo doméstico de 12 para 14 dobras.

“O nosso país não produz combustíveis, estes têm que ser importados e o país não participa na fixação de preços”, disse o ministro, justificando que “os preços dos combustíveis são fixados pelo mercado internacional e todos os que precisam dele têm que pagar o preço estabelecido pelo mercado internacional”.

O executivo afirmou estar “consciente do impacto e das consequências das oscilações dos preços dos combustíveis na economia e na vida das populações”, mas “a situação impõe um ajuste ligeiro nos preços dos combustíveis que não pode ser adiado”.

Américo Ramos explicou que este aumento de combustíveis não é “uma situação particular ou isolada de São Tomé e Príncipe”, sublinhando que a economia do país “é marcada pelas suas vulnerabilidades”.

No comunicado, o executivo são-tomense explica que “as reformas já realizadas pelo Governo e todas aquelas que se encontram em curso têm como propósito fundamental lutar contra as vulnerabilidades e encontrar o caminho da sustentabilidade”.

O Governo lamentou que os donativos ao país estejam “a perder gradualmente a sua importância de ano para ano com a concentração cada vez mais em poucos parceiros”.

“Apenas nos últimos cinco anos, as ajudas sob forma de donativos entrados situaram-se abaixo de 30 por cento”, acrescentou.

O Governo não indicou quando entrará em vigor a nova tabela de preços dos combustíveis, mas fonte da Empresa de Combustíveis e Óleo (Enco) disse à Lusa que “nas primeiras horas desta quinta-feira os postos de abastecimento aplicarão os novos preços”. Lusa/Angop


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital