Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPresidente de Angola confiante em solução satisfatória para crise na RD do Congo

Presidente de Angola confiante em solução satisfatória para crise na RD do Congo

Partilha

O Presidente de Angola, João Lourenço, está confiante que a crise na República Democrática do Congo (RDC), que terá eleições em 23 de dezembro, se encaminha para um desfecho satisfatório.


África 21 Digital com Angop


                                                                                                                      Foto: Francisco Miúdo / Angop/Arq

Segundo o presidente angolano, que discursou hoje (22) na abertura da 22ª reunião do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), foram dados pelas autoridades congolesas passos importantes para a implementação dos acordos de São Silvestre, que preveem a organização das eleições presidenciais, legislativas e provinciais.

“Acreditamos que a situação na RDC se encaminha para um desfecho satisfatório, tanto quanto foi-nos dado a conhecer pelas autoridades competentes congolesas”.

João Lourenço, que preside o Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, considerou que a conclusão do registo dos eleitores e a confirmação do orçamento para as eleições são sinais que podem contribuir para o desanuviamento das tensões internas e o reforço da confiança mútua entre todas as partes.

Ainda sobre a República Democrática do Congo, o Presidente da República defendeu acções que vão de encontro às posições da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), da União Africana e das Nações Unidas.

Essas organizações convergem na necessidade do respeito aos acordos de São Silvestre, livremente assumidos pelos principais atores políticos, governo, oposição e sociedade civil da RDC.

Em função disso, disse o presidente angolano, e apesar do optimismo que devemos manter para a realização efetiva das eleições, apelamos a todos os intervenientes no processo de regularização do conflito na RDC que continuem empenhados em garantir um ambiente propício para a realização de eleições pacíficas e cedíveis.

Marcadas inicialmente para 31 de Dezembro de 2017, as eleições na RDC foram remarcadas para 23 de Dezembro de 2018.

 


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital